Presidente participa da 17ª Reunião Interministerial de Saúde e Agricultura, em Assunção

Categoria: Notícias | Publicado em: 22/07/2016

A preocupação com a Saúde Única e o desenvolvimento sustentável é tema da  17ª Reunião Interministerial de Saúde e Agricultura (RIMSA), que teve início nesta quinta (21) e segue até esta sexta (22), em Assunção, Paraguai. O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS) e o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) estão presente no evento, representado por seus presidentes, João Vieira de Almeida Neto e Benedito Fortes de Arruda.

A RIMSA é um fórum regional permanente onde são apresentados e propostos temas e ações com a participação de ministros da Agricultura e da Saúde de todos os estados-membros da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

Temas como cooperação técnica em saúde pública veterinária, erradicação da febre aftosa e prevenção e controle das zoonoses, além do fortalecimento da saúde animal, humana e ambiental, são discutidos durante o evento.

Segurança de alimentos

No primeiro dia do evento, foi destacado que a partir de janeiro de 2017 os Estados Unidos só permitirão a comercialização de antibióticos mediante prescrição do médico veterinário, sendo proibida sua utilização em rações animais.

A medida é defendida pelo CFMV desde a década de 90. “Esperamos que agora haja vontade política e atitudes enérgicas nesse sentido pelo Ministério da Agricultura”, afirmou Benedito Arruda.

Durante as palestras, foi ressaltada a importância de se promover a educação de produtores e consumidores e observar regras sobre transporte seguro para alimentos, medidas contra adulterações intencionais, além de regras para garantir a segurança alimentar, qualidade da água, higiene dos trabalhadores e locais de armazenamento de alimentos.

“Deve-se ter preocupação constante para redução de doenças não transmissíveis. Os governantes devem ter sempre a preocupação com a utilização de antibióticos em alimentos consumidos pelos animais e que servem de alimento para homem”, diz o presidente do CFMV.

A importância da educação, comunicação, informação, inspeção e de mecanismos de diagnóstico e controle para modernizar o sistema de oferta de alimentos também foi reforçada na 17ª RIMSA.

“Sustentabilidade significa que não podemos desperdiçar os alimentos.  Com a adoção de medidas nesse sentido haverá melhor rentabilidade do produtor, uma área de exploração reduzida e maior disponibilidade de alimentos. Todos os atores na cadeia alimentícia são responsáveis pela economia e pelo não desperdício”, afirmou o coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, Paulo Buss.

Participaram do evento palestrantes nacionais e internacionais de diferentes órgãos, entre eles da FDA, responsável pelo controle de alimentos nos Estados Unidos; do Ministério da Saúde do Brasil; da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) brasileira; e de ministérios e secretarias da agricultura e pecuária de diferentes países da América Latina.

Fonte: CFMV com informações ONU Brasil