Presidente participa da 13ª Reunião do Comitê Hemisférico para Erradicação da Febre Aftosa

Categoria: Notícias | Publicado em: 20/07/2016

O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS), João Vieira de Almeida Neto, participou nesta terça-feira (19), em Assunção, Paraguai, da 13ª Reunião do Comitê Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (COHEFA 13).

O objetivo do evento foi debater os desafios dos países e da região sul-americana para enfrentar a última etapa do Plano Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA) nas Américas.

A conferência inaugural foi realizada pelo vice-ministro de Agricultura e Pecuária do Paraguai, Marcos Medina, com o tema "Perspectiva de um hemisfério americano livre de febre aftosa em 2020 e seu impacto na segurança alimentar e desenvolvimento sustentável".

Foram também apresentados no evento alguns informes por representantes do Centro Panamericano de Febre Aftosa em Saúde Pública Veterinária da Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre eles, informe sobre a Comissão Sulamericana de luta contra a febre aftosa (Cosalfa); informe sobre a situação epidemiológica da Febre aftosa nas Américas 2015/2016; informe sobre o Banco Regional de Antígenos para a Febre Aftosa e Projeto Banvaco sobre gestão de riscos para o manejo de cepas exógenas de vírus da Febre Aftosa; e informe sobre Estratégias para enfrentar a última etapa do Plano Hemisférico para Febre Aftosa (Phefa), sob enfoque sub-regional.

Para o presidente do CFMV, um dos temas que provocou mais questionamentos foi sobre o Banco Regional de Antígenos. “Há quatro anos o assunto é discutido em vários eventos e até o momento não saiu do papel. Houve consenso no sentido de solicitar à Organização Mundial de Saúde (OMS) que aprove, agilize e estabeleça regras para que o referido Banco entre em atividade”, explica Arruda.

Também esteve presente no evento o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), João Vieira de Almeida Neto.

Saiba mais

A COHEFA 13 é um preparatório para a Reunião Interamericana Ministerial de Saúde e Agricultura (RIMSA), que ocorrerá em 21 e 22 de julho, também em Assunção. O evento é organizado pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) da OMS, com apoio do governo do Paraguai.

A RIMSA é o único fórum regional permanente no qual se apresentam e propõem temas e se coordenam ações, com a participação dos ministros da Agricultura e da Saúde de todos os Estados-membros da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

Na reunião, serão definidos temas importantes de cooperação técnica em saúde pública veterinária, no âmbito da inocuidade dos alimentos; erradicação da febre aftosa e a prevenção e controle das zoonoses, bem como no fortalecimento e articulação para saúde animal e humana.

Fonte: CFMV com informações da ONU Brasil