Presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva participa da 25ª Câmara no ES

Categoria: Notícias | Publicado em: 02/01/2019

Presidentes, conselheiros, diretores e servidores dos conselhos regionais participaram da XXV Câmara de Presidentes do Norte, Nordeste e do Espírito Santo, realizada de 28 a 29  de janeiro, em Vitória/ ES. O presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva participou das dicussões.

A reunião discutiu assuntos para fortalecer o Sistema CFMV/CRMVs e as profissões de Medicina Veterinária e de Zootecnia. Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), prestigiou o evento.

Assuntos como a possibilidade de homologação da ART eletrônica pelos regionais, a atuação dos Hospitais-Escolas e o Código de Direito e Bem-Estar Animal da Paraíba foram discutidos no evento.

Digitalização

A questão da digitalização de documentos para agilizar a tramitação de processos e reduzir o número de papéis foi outro tema levantado pelos participantes.

Segundo o presidente do CFMV, após a implantação do sistema de digitalização no Federal, previsto para 2020, a proposta é disponibilizar a ferramenta para os regionais. Atualmente, o CRMV-PR é um dos regionais que faz uso da digitalização.

Ensino a Distância

O ensino a distância, foi outro assunto debatido. "O EAD é uma realidade, por isso devemos ficar atentos à proliferação desses cursos e as faculdades que não necessariamente estão comprometidas com a qualidade do ensino, o que prejudica diretamente os serviços prestados à população", revelou presidente do CRMV-ES, Marcus Campos Braun.

"É difícil paralisar a criação de novos cursos, mas acreditamos que a sociedade irá filtrar", diz Almeida diante da medida de Acreditação dos Cursos de Graduação pelo CFMV, que avalia a qualidade acadêmica dos cursos de graduação.

Fiscalização

A advogada do CRMV-ES Tatiane Espinosa Oliveira Leão compartilhou casos de ações judiciais do Conselho, seus impactos e a importância da fiscalização da atuação profissional em estabelecimentos veterinários.

Na oportunidade, o presidente do CFMV comentou o caso do CRMV-SP, que fez um trabalho junto ao CFMV mostrando ao MPF da necessidade do Veterinário presente na comercialização de animais vivos e na venda de medicamentos.

Desafios e orientações

Os presidentes esclareceram dúvidas e se informaram com o Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União do ES Leonardo Gomes Ferreira. O auditor compartilhou as principais decisões do TCU em relação aos Conselhos de Fiscalização Profissional e as orientações.

Por fim, o evento permitiu que representantes dos CRMVs compartilhassem informações da gestão de cada estado, as ações desenvolvidas e as dificuldades encontradas.

Fonte: CFMV