Presidente de Comissão de Saúde Pública Veterinária do CRMV/MS participa de Fórum das Comissões Regionais e Nacional

Categoria: Notícias | Publicado em: 28/10/2015

A Presidente da Comissão de Saúde Pública Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS), Julia Cristina Maksoud Brazuna, participou nesta segunda (26) e terça-feira (27), do VI Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública Veterinária do Sistema CFMV/CRMVs, em Brasília (DF).

Durante o VI Fórum os participantes conheceram o Planejamento Estratégico do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e compartilharam informações sobre os trabalhos desenvolvidos pelas comissões regionais. Construíram ainda, de forma conjunta, planos de ação para estimular a atuação dos médicos veterinários na vigilância em saúde, no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), além de elaborar estratégias para diagnosticar o impacto das políticas de zoonoses no exercício da Medicina Veterinária.

A presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNSPV/CFMV), Sthenia Amora, destacou a importância da atuação conjunta entre as comissões. “Atuando de forma padronizada conseguimos fazer com que as Comissões Regionais trabalhem ações que correspondam aos objetivos do Sistema CFMV/CRMVs, sem deixar de lado as adequações de acordo com o perfil de cada estado”, concluiu.

Diagnósticos

No VI Fórum também foram apresentados diagnósticos feitos após sugestões debatidas no V Fórum, realizado em 2013. Adriana Vieira, integrante da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV/CFMV), apresentou pesquisa realizada com o objetivo de mensurar número de serviços de controle de zoonoses no país, além de conhecer ações realizadas por essas unidades. Um dos dados destacados por Vieira revela que das 97 unidades registradas no diagnóstico, apenas 47 possuíam médicos veterinários como responsável técnico no quadro das unidades, sendo que em alguns estados não havia a presença do profissional nos estabelecimentos.

“Apesar da baixa adesão não ter permitido uma análise conclusiva da realidade nacional, a pesquisa forneceu subsídios para discussões e ações futuras a serem implementadas”, acredita Adriana Vieira.

Fonte: Ascom/CRMV-MS com CFMV