Prêmio Pecuária Saudável reconhece sete iniciativas na área de saúde animal

Categoria: Destaques, Notícias, Pecuária, Saúde Animal | Publicado em: 14/08/2021

O “Prêmio Pecuária Saudável – Educação e Comunicação para a Defesa Sanitária” recebeu a inscrição de 49 projetos e escolheu sete iniciativas para premiar pelas boas práticas desenvolvidas na área de saúde animal. Os vencedores foram anunciados hoje (13) em live realizada pelo canal de YouTube do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Na abertura da live, o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, destacou que a premiação é uma oportunidade de conhecer o que vem sendo realizado em todo o país em prol da educação e da comunicação em projetos de sanidade animal voltados para estudantes, crianças, profissionais e produtores. “Quanto mais se leve esse conhecimento adiante, melhor será a qualidade dos alimentos de origem animal que os brasileiros consomem. Por tudo que conquistamos e desejamos para o futuro do país, esse prêmio mostra o quanto avançamos”, afirmou.

A premiação foi organizada conjuntamente pelo CFMV, pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O representante do Sistema CNA, Mauricio Saito, destacou que o Brasil avançou muito em seu estado sanitário, garantindo segurança alimentar para todos os estilos de exportação, graças ao comprometimento das iniciativas pública, privada em levar conhecimento técnico aos produtores rurais.

“Por meio de ações educativas, de conscientização e de comunicação, o Brasil estará cada vez mais próximo de uma importante conquista: uma pecuária sustentável, eficiente e transformadora”, disse.

Premiação

O objetivo do prêmio é catalogar e valorizar programas, ações e projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento em por instituições públicas, privadas e terceiro setor. “Valorizar, destacar e incentivar ações de educação são fundamentais para continuar garantindo a saúde do rebanho, um grande patrimônio brasileiro”, enfatizou José Guilherme Leal, Secretário de Defesa Agropecuária do Mapa.

O projeto “Educar Brincando” do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária, de Florianópolis/SC, foi o vencedor da categoria terceiro setor. A ação forma multiplicadores em educação sanitária, capacitando alunos e professores do Ensino Fundamental.

“Esperamos que o prêmio represente um resgate, um incentivo para seguir trabalhando e investindo na educação e comunicação para a defesa sanitária animal. Agradecemos o interesse e o empenho por enviarem trabalhos de tão grande qualidade, sem os quais o concurso não teria sentido”, elogiou Geraldo Marcos de Moraes, diretor do Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários do Mapa.

Entidades públicas

Da área pública, foram recebidos 34 projetos e o medalhista de ouro foi o Plano Estadual de Educação e Comunicação em Saúde Animal 2020/2021, desenvolvido pelo Instituto de Defesa Agropecuário e Florestal do Estado do Espírito Santo (Idaf). O plano fomenta ações educacionais e de comunicação social junto aos Produtores e trabalhadores rurais, médicos-veterinários da iniciativa privada, comerciantes do setor agropecuário, professores e estudantes de graduação em Medicina Veterinária e servidores do Idaf, estimulando que eles notifiquem as suspeitas ou ocorrências de doenças em animais de produção.

Em segundo lugar vem a iniciativa de criar a Comissão de Educação Sanitária no Estado de São Paulo. Criada pela Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de São Paulo, a comissão tem o objetivo de capacitar e promover o intercâmbio de experiências e execução de projetos destinados ao fortalecimento da educação sanitária no setor agropecuário.

O terceiro colocado foi para o projeto Sanitarista Júnior, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Com ações de educação em defesa agropecuária e preservação do meio ambiente, o projeto é voltado para capacitar alunos do Ensino Fundamental da rede pública e particular, municipal e estadual, rural e urbana do estado catarinense.

Iniciativa privada

Entre os 14 projetos inscritos de instituições privadas, três projetos foram selecionados, sendo o primeiro lugar para o Programa de Educação Sanitária e Saúde Animal, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Mato Grosso do Sul (Senar). O projeto desenvolve ações de educação e comunicação social sobre redução de riscos zoosanitários, destinadas a produtores rurais, técnicos, estudantes e demais interessados no setor agropecuário.

A segunda colocação foi para a Cartilha do Produtor, desenvolvida pelo Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul. A publicação visa conscientizar os pecuaristas sobre a importância de manter o rebanho protegido após a suspensão da vacinação contra a febre aftosa.

A terceira premiação foi para a educação sanitária sobre brucelose da UniNordeste Caucaia, no Ceará, que usou a literatura de cordel para sensibilizar acadêmicos, médicos-veterinários e sociedade em geral.

Assessoria de Comunicação do CFMV