CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Pesquisas sobre o bem-estar animal precisam desenvolver indicadores, diz coordenador do AWIN

Categoria: Notícias | Publicado em: 08/07/2014

De volta ao Brasil depois de 26 anos de experiência realizando estudos e organizando programas sobre o bem-estar animal em Cambridge, Munique, Oslo, Michigan e Edimburgo, o médico veterinário e pós-doutor Adroaldo José Zanella trouxe a seguinte mensagem:  “É preciso estimular (os profissionais e os estudantes) a aprofundarem os estudos da ciência, a fim de se criar uma massa crítica que possa desenvolver indicadores relativos ao bem-estar animal”.

Zanella é coordenador do AWIN – Animal Welfare Indicators -, programa que conta com  colaboradores de países como Brasil, Alemanha, Noruega, Reino Unido, Itália e Escócia e  cujo objetivo é melhorar o bem-estar animal por meio do desenvolvimento, da integração e  da disseminação de informações sobre os indicadores de bem-estar animal. A ênfase do  programa é o reconhecimento e a avaliação da dor.  

Participando como palestrante no segundo dia do III Congresso Brasileiro de Bioética e  Bem-estar Animal, que começou ontem e segue até amanhã em Curitiba,  Zanella  compartilhou com o público algumas pesquisas em desenvolvimento, como métodos não  invasivos para  monitorar  os estresse em suínos, equinos, caprinos, tigres, etc, e técnicas  moleculares para o diagnóstico da dor em bovinos de leite com lesões podais.   

Ele também apontou alguns dos principais problemas enfrentados pelos animais de produção, como critérios de seleção genética,  alojamentos inadequados,  intervenções cirúrgicas  sem controle da dor, transporte, abate, manejo inadequado, mão-de-obra não qualificada, ambiental social inadequado, doenças e fome. “É preciso lembrar que boas práticas de bem-estar animal podem proporcionar um melhor desempenho na produção. O bem-estar animal no mundo é interpretado como parte do capital humano, essencial para o bem-estar comum”, explica  o pós-doutor.

Professor na Universidade de São Paulo (USP), o médico veterinário está no Brasil há apenas um ano, de onde ele também coordena o animalwelfarehub.com, o maior portal do mundo relativo ao bem-estar animal. “O portal é uma atividade inovadora da AWIN, que está à disposição do Brasil. Meu convite é para que vocês sigam este link na internet e leve o Brasil para o cenário mundial para ser o ator importante que ele é”, declara.

Fonte: Ascom/CFMV


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts