Palestra sobre Responsabilidade Técnica na visão do CRMV/MS é realizada na UCDB

Categoria: ART, Destaques, Notícias | Publicado em: 10/03/2020

Alunos do 9º semestre de medicina veterinária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) assistiram uma Palestra sobre Responsabilidade Técnica (RT) na visão do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS). A aula foi ministrada na tarde de segunda-feira (09/03) na instituição de ensino.

A Palestra sobre RT na visão do CRMV/MS, foi ministrada pela gerente técnica, médica veterinária Ana Carolina Siqueira Gonçalves de Assis que abordou a importância de ser um Responsável Técnico. “Nessas palestras para alunos procuro enfatizar que ser RT não é somente assinar para a empresa, mas sim, de se responsabilizar por tudo que acontece ali porque ele é o responsável da parte técnica. Por exemplo, a comercialização de produtos de origem animal, o profissional será o responsável pela qualidade do produto. Garantindo aos consumidores que será oferecido um produto de qualidade e adequado para o consumo”, exemplificou a médica veterinária

Ana Carolina disse ainda da importância de se registrar como RT junto ao CRMV-MS. “O Conselho introduz documentos já existentes mostrando como utilizar para garantir um resguardo deste profissional nas suas atividades, buscando evitar problemas futuros como processos administrativos ou disciplinares”, alertou.

Para a acadêmica Bárbara de Paula Thomaz, 22 anos, a partir da palestra ela pode compreender a dimensão do que significa ser um RT.” Foram informações muito importantes sobre responsabilidade técnica, que vão nos ajudar quando nos formarmos e entrarmos no mercado de trabalho. Anteriormente, só tinha conhecimento que o RT era algo geral, como RT de supermercado, agro ou pet”.

A solicitação da palestra foi feita pela professora Magyda Dahroug Moussa da disciplina de Ética e Legislação, por entender que esse tema está relacionado com a ementa da matéria. “Faz parte da matéria a Responsabilidade Técnica e Código de Ética do Médico Veterinário. Os alunos farão um Seminário sobre Responsabilidade Técnica em áreas específicas, sendo de fundamental importância esse embasamento feito pelo CRMV-MS, para que eles possam entender o que é ser um RT, o que é uma anotação de responsabilidade técnica tanto para a vida profissional, quanto para as atividades que a disciplina exige”.

A professora ressaltou ainda que em menos de um ano esses acadêmicos estarão formados, atuando no mercado de trabalho, podendo ser responsável técnico de estabelecimentos, propriedades rurais, entre outros. “Então é de suma importância que esse tema já seja abordado na universidade. Pois, quando eles forem fazer o curso de RT no CRMV-MS, uma semente já tenha sido plantada sobre a importância do responsável técnico”, finalizou Magyda Moussa.

Ascom CRMV-MS