OIE faz campanha sobre o uso responsável de antibióticos

Categoria: Notícias | Publicado em: 20/11/2015

A semana de 16 a 22 de novembro foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para conscientizar autoridades, profissionais de Medicina Veterinária, produtores rurais e donos de animais de estimação sobre uso responsável de antibióticos.

A Semana Mundial de Conscientização sobre Antibióticos é um alerta sobre os riscos sanitários associados à resistência aos antibióticos e incentivo às boas práticas no uso desses medicamentos. Dessa forma, a OIE espera reduzir, em todo mundo, o surgimento e a propagação de bactérias resistentes.

Os agentes antimicrobianos são os medicamentos utilizados para o tratamento de infecções, principalmente as de origem bacteriana. São essenciais para a Saúde Única, garantindo a saúde dos homens, animais e do meio ambiente.

Segundo o presidente do  Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes de Arruda, há alguns anos o CFMV tem buscado, junto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o estabelecimento da comercialização de medicamentos de uso veterinário apenas sob prescrição do médico veterinário. “Infelizmente existe uma resistência e poderemos chegar a não encontrar antibióticos que venham a combater bactérias resistentes, provenientes do uso indiscriminado do medicamento”, afirma.

Arruda alerta para o fato de que na espécie humana o antibiótico só é comercializado mediante receita médica, e nos animais é usado sem nenhum controle e fiscalização do Mapa. “Cremos que essa campanha mundial venha despertar o interesse e a responsabilidade do Mapa e demais autoridades brasileiras, incluindo o Ministério Público Federal.", diz.

O integrante da Comissão Nacional de Meio Ambiente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNMA/CFMV), Heitor David Medeiros, também reforça a importância do antibiótico ser usado com recomendação do médico veterinário, na dosagem e tempo de duração estabelecidos. “O uso inadequado pode levar ao aparecimento de bactérias resistentes à ação dos medicamentos. E essa resistência aos antibióticos coloca em risco o controle das doenças no mundo inteiro”, afirma.

O papel do médico veterinário

A Organização Mundial de Saúde Animal lembra que os médicos veterinários devem prescrever antibióticos aos animais doentes somente quando for necessário. O profissional de Medicina Veterinária também deve informar os proprietários sobre os riscos relacionados ao mal uso desses medicamentos, estimular procedimentos de higiene e vacinação apropriados para os animais, além de buscar sempre atualização sobre as recomendações para o uso de antibióticos.

Uso consciente

Os produtores rurais e donos de animais de estimação devem usar antibióticos apenas prescritos pelos médicos veterinários e respeitar a quantidade e a duração do tratamento, mesmo que o animal esteja aparentemente recuperado. A OIE também recomenda a vacinação e boas práticas para prevenir infecções, além da compra de antibióticos de procedência comprovada.

Fonte: Ascom/CFMV