CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


O que você vai servir na sua Ceia de Natal?

Categoria: Curiosidades, Notícias | Publicado em: 18/12/2019

Confira as dicas do CRMV-MS para garantir que a comilança seja saborosa e saudável

Pesquisa divulgada pelo Google Consumer Survey em 2017 revelou que para o brasileiro na Ceia de Natal o prato mais procurado é o churrasco. Será que mesmo com a alta do preço da carne bovina a tradição das famílias sul-mato-grossenses apostarem no churrasco para comemorar o Natal será mantida? Essa é uma questão que será respondida no início de 2020.

Porém, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), pensando nos amantes do tradicional churrasco preparou uma série de dicas para garantir sabor, qualidade e alimento seguro para toda a família sul-mato-grossense.

De acordo com o vice-presidente do CRMV-MS, Jair Vicente de Oliveira, doutor em Engenharia de Alimentos, há vários cuidados que se deve tomar para preparar um bom churrasco: “Ninguém quer algum familiar ou amigo passando mal depois de um churrasco de confraternização no final de semana, não é verdade? Por isso é importante que tenhamos alguns cuidados para garantia de alimentos seguros, mesmo nestes momentos de confraternização”, garantiu.

Já na compra da carne é preciso ter os seguintes cuidados:

  • Carne com Selo de Inspeção: realizada por um médico veterinário especializado, a inspeção visa garantir produtos com certificação sanitária. Para saber se a carne foi inspecionada, identifique se no estabelecimento e/ou na embalagem há o carimbo do serviço de inspeção responsável, seja municipal (SIM), estadual (SIE) e federal (SIF). Atenção! A venda de produto de origem animal sem a inspeção por órgão competente é crime! (ART. 7º, IX, da LEI Nº 8137 /90, c/c ART. 18 § 6º, II, da Lei 8078/90).
  • Data de validade: certifique-se que a data de validade seja posterior a do dia que pretende prepara-la. Nunca compre carne vencida.
  • Embalagem: no caso de carnes embaladas, certifique-se que a mesma não esteja violada. Nunca compre carne com embalagem violada.
  • Cor: as peças mais frescas são as com cor avermelhada, brilhante, sem manchas escuras ou esverdeadas. Com exceção das carnes embaladas a vácuo, que tendem a apresentar uma coloração mais escura e um odor mais forte.
  • Identificação: apresentar, no rótulo, todas as informações sobre a identificação do produto;
  • Refrigeração: carnes refrigeradas e congeladas devem estar sob temperatura constante para conservar as propriedades e sabor da carne. Nunca compre carne que esteja fora da refrigeração
  • Armazenamento: ser devidamente armazenado desde a produção até o local da venda; e
  • Preparo: após a comercialização, ser preparado e conservado conforme informações contidas nos rótulos.

Jair Vicente lembra ainda das condições de higiene do local e dos funcionários que manipulam as carnes. “As condições de higiene devem ser boas, com paredes impermeabilizadas. O funcionário que manuseia a carne deve utilizar luvas, uniforme e manter os cabelos presos utilizando toca. De preferência com máscara para evitar a contaminação da carne pela saliva.

Muito comum aqui em Mato Grosso do Sul, a compra de leitão e aves que não possuem selo de inspeção sanitária. O vice-presidente do CRMV-MS, Jair Vicente faz um alerta do perigo de se contrair graves doenças. “O carimbo de inspeção é indispensável. Ele atesta a qualidade e respalda que tal produto está dentro dos padrões técnicos estabelecidos pelas normas vigentes. Produtos sem inspeção são passíveis de contaminações físicas, químicas e microbiológicas, podendo causar doenças na população, como intoxicações, infecções, parasitoses e até mesmo doenças sistêmicas, como botulismo, salmonelose, tuberculose e neurocisticercose”.

No momento do preparo basta seguir essas regrinhas:

  • lavar as mãos antes e depois de manusear os alimentos;
  • higienizar os alimentos em água limpa e tratada;
  • descongelar os produtos em refrigerador, água corrente ou no micro-ondas, nunca em temperatura ambiente.
  • evitar contaminações cruzadas: não misture alimentos cozidos com alimentos que serão servidos crus (saladas e frutas);
  • lavar sempre as tábuas e os utensílios após o uso;
  • cozinhar bem os alimentos, assim será eliminada boa parte dos micro-organismos;
  • consumir os alimentos imediatamente após o preparo;
  • evitar a exposição dos alimentos, por longo tempo, à temperatura ambiente; e
  • sempre seguir as instruções de preparo dos produtos conforme rotulagem.

“Por exemplo, algo comum em um churrasco, pega-se o frango cru para prepara-lo para a grelha e em seguida vai para o fogo. Porém, a tábua onde ele foi manipulado pode ter sido contaminado por salmonela, se a tábua não for devidamente lavada e uma carne assada for cortada no mesmo local, o risco de contaminação é muito grande”, finalizou Jair Vicente.

Vale lembrar que essas dicas são válidas para todo churrasco.

Assecom CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts