Nota de pesar – Nivaldo da Silva

Categoria: Notícias | Publicado em: 20/11/2018

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) lamenta o falecimento do secretário-geral, o médico-veterinário, Nivaldo da Silva, ocorrido nesta terça-feira (20), em Belo Horizonte, em decorrência de complicações do acidente ocorrido em 7 de outubro. Nas próximas horas, o CFMV divulgará informações sobre o sepultamento, previsto para quarta-feira (21).

Mineiro, natural de Belo Horizonte, Nivaldo tinha 67 anos e deixa mulher, 4 filhos e 4 netos. Em 2018, o secretário-geral começou etapa de sua vida profissional no CFMV, integrando o grupo eleito para fazer a nova gestão do Conselho Federal, com o lema de “Inovação e Transparência”.

Graduado como médico-veterinário pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) há 45 anos, Nivaldo fez mestrado em duas universidades (UFMG e Universidade Autónoma de Madrid) e doutorado pela Universidade Complutense de Madrid-Espanha.

Atuou como médico-veterinário clínico, cirurgião e na produção animal em uma Cooperativa de Produtores Rurais, em São Domingos do Prata (MG), trabalhando sempre com grandes animais, função que ele considerava ter sido sua primeira especialização na área.

Foi pesquisador da Embrapa e, desde os anos 1980, também foi bolsista pesquisador do CNPq.

Publicou inúmeros artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e recebeu importantes homenagens, dentre elas, a Comenda Antônio Secundino de São José, das mãos do governador do Estado de Minas Gerais.

Por 40 anos foi docente da Escola de Veterinária da UFMG, onde atuou como orientador de mestrado e doutorado, e se aposentou como professor titular, em 2016.

Antes de integrar a diretoria de Conselho Federal, Nivaldo foi vice-presidente e presidente do CRMV-MG depois por três gestões consecutivas.

Fonte: Ascom CRMV-MS com informações CFMV