Nota de Pesar – Dr. Luiz Otávio Campos da Silva

Categoria: Notícias | Publicado em: 16/07/2021

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) lamenta o falecimento ocorrido na quinta-feira (15), do zootecnista e pesquisador Dr. Luiz Otávio Campos da Silva, 70 anos, que deu grande contribuição ao trabalho de melhoramento genético da pecuária brasileira.

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1977), tendo sido monitor concursado do departamento de genética nos anos de 1976 e 1977; mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1980), com tese em melhoramento de gado de corte; doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1990), também com tese em melhoramento de gado de corte. Esteve em treinamento nas Universidades de Guelph/CA e Nebraska/USA no primeiro trimestre de 1996. Seu pós-doutorado de 2007 a 2009 foi na Universidade da Georgia.

Foi professor da Universidade Federal do Ceara nos anos de 1980 e 1981, em janeiro de 1982 ingressou na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, exercendo a função de pesquisador da Embrapa Gado de Corte. Foi gerente do Arquivo Zootécnico Nacional do Zebu de Corte e do Programa Geneplus.

Desempenhou liderança e colaboração em diversos projetos desenvolvidos pela Embrapa Gado de Corte. Tendo experiência na área de Genética e Melhoramento Animal, com ênfase em genética quantitativa, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação genética, seleção quantitativa e genômica, programas de melhoramento genético considerando os grupos genéticos de zebuínos, compostos, adaptados e cruzados.

Colaborou na formação acadêmica coorientando alunos junto às universidades UEM, UFMS e UFMG. Acrescente-se a isto a formação profissional no uso de ferramentas aplicadas na prática do melhoramento animal.

Segundo informações do Portal DBO, as últimas homenagens a Luiz Otávio Campos da Silva acontecem nesta sexta-feira, 16 de julho, em Campo Grande. O sepultamento será na capital fluminense, Rio de Janeiro.

Desse modo, o CRMV-MS presta sua homenagem ao profissional e se junta aos familiares neste momento de pesar.