Ministério da Agricultura suspende vacina contra a Leishmaniose Visceral Canina

Categoria: Notícias | Publicado em: 20/11/2014

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) suspendeu a licença de fabricação e comercialização da Vacina Leishmune, de propriedade da empresa Zoetis Saúde Animal. A decisão, tomada no último dia 11 de novembro, segundo o MAPA, se deve ao fato de a empresa ter descumprido o Regulamento Técnico para  Pesquisa, Desenvolvimento, Produção, Avaliação, Registro e Renovação de Licença, Comercialização e Uso de Vacina contra Leishmaniose Visceral Canina, aprovada na Instrução Normativa Interministerial nº 31/2007.

A vacina, de acordo com os técnicos do Ministério da Agricultura, não atendeu completamente os requisitos para estudos de fase 3, que deveriam comprovar a sua eficácia.

A orientação do MAPA é para descontinuar o uso da Leishmune nos esquemas de vacinação, ficando a critério do médico veterinário a escolha da melhor estratégia de imunização dos cães, no caso de animais que já tenham sido vacinados com o produto suspenso.

Leia a nota técnica do MAPA sobre essa decisão.

Fonte: Ascom/CFMV