Mensagem da presidente do CFMV: Ana Elisa Almeida

Categoria: CFMV, Notícias, Valorização Profissional, zootecnistas | Publicado em: 10/05/2024

Zootecnistas têm atuação refletida na sustentabilidade e na economia do país

No dia 13 de maio, o Brasil celebra o Dia do Zootecnista, uma data que destaca o papel crucial desses profissionais na construção de uma sociedade mais sustentável e equilibrada. O país conta com 21,5 mil zootecnistas inscritos no Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs), dos quais 10,6 mil estão em atuação. Deste total, 63,5% são homens e 36,5% mulheres. O trabalho essencial destes profissionais está, por exemplo, na mesa do café da manhã dos brasileiros e contribui para a Saúde Única e para a economia brasileira.

Um dos setores econômicos mais dinâmicos do Brasil, o agronegócio tem na esteira de sua expansão o trabalho do zootecnista. Os resultados dessa contribuição são observados em números divulgados pelo Ipea em relação ao primeiro trimestre de 2024, quando o agronegócio brasileiro encerrou o período com superávit acumulado de US$ 32,23 bilhões – crescimento de 2,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em homenagem a esses agentes, o Sistema CFMV/CRMVs lança a campanha “Aqui tem Z… de Zootecnista”, que conta com a participação de cinco profissionais, representando cada região do país. A Zootecnia é um campo multidisciplinar e engloba diversas áreas de atuação, incluindo a produção animal, nutrição, melhoramento genético, manejo e bem-estar animal, gestão ambiental, biotecnologia, entre outras. Essa diversidade de expertise permite aos zootecnistas contribuírem para a Saúde Única, que integra as saúdes animal, humana e ambiental, promovendo o bem-estar de todos os seres vivos.

Os zootecnistas são responsáveis por otimizar a produção de alimentos de origem animal, garantindo a segurança alimentar da população e contribuindo para a geração de empregos e o desenvolvimento econômico do país. A atuação destes profissionais também está ligada à sustentabilidade, promovendo práticas agrícolas e pecuárias que respeitam o meio ambiente e os recursos naturais.

Neste Dia do Zootecnista, é essencial reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais dedicados, que têm um impacto significativo em diversos setores da sociedade. O Sistema CFMV/CRMVs parabeniza todos os zootecnistas pelo compromisso com a excelência profissional e pelo papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável e próspero para o Brasil.

Confira aqui as peças da Campanha do Zootecnista: Acesse

Assessoria de Comunicação CFMV