Medicina veterinária: Profissionais avaliam avanços e desafios da profissão

Categoria: Notícias | Publicado em: 23/09/2019

Na noite do dia 09 de setembro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) realizou a Sessão Solene em Comemoração ao Dia do Médico Veterinário. Na ocasião, foram homenageados médicos veterinários que, em 2019, completam 25 e 50 anos de profissão.

Além da homenagem, o encontro também foi palco de debate e avaliação entre os profissionais quanto aos avanços e às conquistas da profissão nos últimos 50 anos em Mato Grosso do Sul. Com o tema: “Cuidar, Curar, Proteger, Pesquisar, Garantir, Amar, e Ser Humano Demais”, o CRMV-MS conseguiu evidenciar a presença ampla dos médicos veterinários na sociedade desde os cuidados com os pequenos animais, equinos, animais de produção, animais silvestres e exóticos até a inspeção de alimentos.

Para a chefe do 7º Sipoa – Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Régia Paula Vilaça Queiroz, hoje, o médico veterinário consolidou seu espaço na cadeia produtiva dos alimentos de origem de animal, principalmente, no que se refere à inspeção e fiscalização. “No serviço de inspeção, principalmente em relação a produtos de origem animal, o controle de qualidade na suinocultura, na avicultura ou em um frigorífico, na produção do leite ou do mel, por exemplo, depende da atuação do veterinário, e esse papel é muito importante para garantir que o produto final destinado ao consumidor seja de qualidade.”

Roberto Rachid Bacha que é ex-presidente do Conselho do Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), nos últimos 40 anos, a profissão conquistou um espaço merecido na sociedade. Bacha avalia que o desenvolvimento do agronegócio foi um dos fatores responsáveis por este avanço. “Entendo que houve uma grande escalada da profissão no cenário sociopolítico do Estado. No passado tínhamos problemas de aceitação pela sociedade, éramos colocados à margem, porém, com tempo conquistamos nosso espaço e isso vem acompanhando o crescimento do agronegócio, por isso, só temos a comemorar.”

Embora os avanços sejam evidentes, e o médico veterinário está cada vez mais integrado à sociedade, tanto na cadeia produtiva de alimentos quanto na saúde única, há ainda desafios a serem vencidos, como a inserção dos profissionais recém formados no mercado de trabalho. O tesoureiro do CRMV-MS, Marcos Camargo explica como o conselho tem atuado nesta questão. “Hoje, o médico veterinário conquistou seu espaço, a sociedade sabe e reconhece nosso valor. Um fator positivo, por exemplo, é o aumento dos cursos de graduação, hoje, em Mato Grosso do Sul temos várias universidades que formam profissionais qualificados que buscam se inserir no mercado, e o conselho tem atuado fortemente nesta questão para apoiar a entrada desses novos profissionais no mercado de trabalho.”

Ascom CRMV-MS