CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Mapa lança Programa de Prevenção e Controle de Antimicrobianos

Categoria: Notícias | Publicado em: 16/11/2017

A resistência aos antimicrobianos (AMR) é considerada, por pesquisadores e estudiosos, como uma ameaça ao tratamento de várias doenças e à saúde pública. O uso indiscriminado de antimicrobianos (AM) na produção animal contribui com o surgimento de novas bactérias resistentes e patogênicas para os animais e humanos, superando a capacidade dos laboratórios e indústrias de produzirem novas drogas.

Envolvido na questão, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu, este mês, o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Resistência a Antimicrobianos na Agropecuária (AgroPrevine), por meio da instrução Normativa Nº 41, publicada no Diário Oficial na última quinta-feira (9).

O AgroPrevine visa o fortalecimento das ações na prevenção e controle da AMR na agropecuária, considerando o conceito de Saúde Única, que considera a união indissociável das saúdes humana, animal e ambiental, por meio de atividades de educação, vigilância e defesa agropecuária.

Para a auditora fiscal federal agropecuária, Suzana Bresslau, coordenadora de Programas Especiais do Mapa (CPE/DFIP), a IN promove a sustentabilidade das ações de controle e prevenção à AMR quando ela é formalizada como uma política de Estado. “Com isso é confirmada a importância do médico veterinário na linha de frente de atuação”, completa.

Segundo ela, as atividades relacionadas aos objetivos e intervenções estratégicas estabelecidos no Plano de Ação Nacional para a Prevenção e o Controle da Resistência Microbiana nos Serviços de Saúde que são citadas na IN estão diretamente relacionadas à atuação do profissional. É o caso de educação sanitária; estudos epidemiológicos; vigilância e monitoramento da resistência aos antimicrobianos; vigilância e monitoramento do uso de antimicrobianos; fortalecimento da implementação de medidas de prevenção e controle de infecções; e promoção do uso racional de antimicrobianos.

O CFMV participou, como órgão consultivo, de diversas etapas da elaboração da proposta do plano da Anvisa.

Resistência Antimicrobiana

A finalidade do uso dos antimicrobianos na agropecuária é controlar doenças infecciosas nos animais que poderiam comprometer a conversão alimentar e o índice de produtividade, garantindo assim a produção animal.  Se aplicada sem os devidos cuidados, a prática acarreta a concentração de resíduos desses fármacos no ambiente, na carne e derivados desses animais e contribui para a resistência aos antimicrobianos , e para a consequente disseminação de genes de resistência.  Portanto, um microrganismo, que antes era afetado, adquire a capacidade de suportar esse tratamento.

O uso incorreto dos antimicrobianos na medicina humana e animal durante os últimos anos aumentou o número e os tipos de microrganismos resistentes a estes medicamentos, causando mortes, sofrimento e incapacidades, além do aumento do custo da atenção sanitária.

Saúde Única

Na abordgem da Saúde Única, a promoção do uso responsável dos agentes antimicrobianos e o apoio a ações para controlar e prevenir a resistência de microrganismos patogênicos são responsabilidades compartilhadas pelos promotores de saúde animal e humana.

Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS), com a participação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), aprovou o Plano de Ação Global sobre Resistência Antimicrobiana (Global Action Plan on Antimicrobial Resistance), em maio de 2015, que resultou na demanda de elaboração do Plano Nacional de Ações sobre Resistência aos Antimicrobianos para cada país signatário.

No Brasil, o projeto é executado em conjunto pelo Mapa e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fonte: Ascom/CFMV, com informações da Revista CFMV nº 74


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts