CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Mapa estabelece novos procedimentos para a exportação de animais vivos

Categoria: Notícias | Publicado em: 22/07/2014

Os procedimentos operacionais para a exportação de animais vivos e materiais de multiplicação animal, exceto os animais aquáticos, têm novas regras. Na semana passada, o  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União a Instrução  Normativa (IN) nº 24/2014 relativa ao assunto. O objetivo é compilar e padronizar as ações que já eram executadas nas Superintendências e Serviços de Vigilância Agropecuária (SVAs).

De acordo com a Instrução Normativa, o procedimento obedecerá às normas estabelecidas pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura. A exportação de animais vivos e de materiais de multiplicação animal será autorizada em portos, aeroportos, postos de fronteira e aduanas especiais que disponham de Unidade de Vigilância Agropecuária instalada e que possuam estrutura e equipamentos adequados para a realização dos procedimentos de fiscalização e demais controles oficiais. O Mapa vai disponibilizar em seu site a lista de portos, aeroportos e postos de fronteira habilitados para o ingresso e o egresso de animais vivos.

Pela nova norma, a exportação só será autorizada mediante a  emissão do Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), documento  emitido ou chancelado pelo Serviço Veterinário Oficial do País de origem  ou de procedência dos animais. Para a emissão de CZI, o exportador deverá preencher e  assinar o requerimento em modelo disponibilizado na página eletrônica do  Mapa, que deve ser aprovado previamente pelo Departamento de Saúde Animal  (DSA).

Confira aqui a íntegra a IN nº 24/2014.

Fonte: CFMV Foto: ABCZ


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts