Instituto Oswaldo Cruz lança catálogo ilustrado de abelhas

Categoria: Notícias | Publicado em: 09/04/2014

A Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que possui um dos maiores acervos de insetos da América Latina, acaba de lançar seu segundo catálogo ilustrado com todos os espécimes-tipo de abelhas depositados em seu acervo. Disponível on-line e com consulta gratuita, a publicação reúne, em cerca de 140 páginas, informações de mais de 30 espécies coletadas na América do Sul. O catálogo inclui atualizações taxonômicas, fotos dos insetos em diversos ângulos, além de tabelas com as características morfométricas de cada espécie descritas detalhadamente.

“A riqueza de informações disponibilizada neste catálogo pode auxiliar na identificação de materiais coletados em diversas regiões. A divulgação do conteúdo impresso e online visa ampliar o acesso por profissionais e estudantes de instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do mundo”, destacou o organizador da publicação e pesquisador visitante do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do IOC, Sandor Buys.

A iniciativa é fruto da parceria com os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sebastião Laroca e Maria Christina de Almeida. Curadora da Coleção, Jane Costa acredita que a produção do catálogo possibilita a ampliação da divulgação científica, agiliza o trabalho de pesquisa e valoriza o acervo da Coleção.

Fonte: Fundação Oswaldo Cruz