Inscrições abertas para o I Seminário Nacional sobre o Papel do médico veterinário e zootecnista na área ambiental

Categoria: Notícias | Publicado em: 19/04/2016

O estado do Mato Grosso concentra o maior rebanho bovino do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, três biomas brasileiros estão representados no território: a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal.

A diversidade e representatividade do estado para a atuação dos profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia incentivou a escolha de sua capital, Cuiabá, como local do I Seminário Nacional sobre o papel do médico veterinário e zootecnista na área ambiental, nos dias 7 e 8 de junho. O evento, promovido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso (CRMV-MT), terá como tema a “Atuação profissional e o respeito aos biomas” e está aberto às participações de estudantes e profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia.

O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes de Arruda, explica que a realização do Seminário também atende à preocupação de preparar profissionais para trabalhar de forma a produzir alimentos de origem animal com sustentabilidade.

“Os médicos veterinários e zootecnistas tem fundamental importância nas questões referentes às suas atividades na produção de alimentos. O impacto direto no meio ambiente produzido pelos dejetos dos animais pode causar danos ao solo, à água e também ao ar, prejudicando, a Saúde Única, consequentemente o homem, o animal e a natureza”, afirma.

O evento tem como objetivo abordar as possibilidades de atuação do profissional de forma racional, garantindo a sustentabilidade e a Saúde Única. O Seminário deve abordar ainda as legislações ambientais vigentes; as mudanças climáticas e zoonoses; as possibilidades de trabalho na área e empregos verdes; o descarte de resíduos; agrotóxicos e seus impactos na saúde; entre outros temas.

“Cada bioma tem suas características e vulnerabilidades.  Com aumento no número de profissionais preocupados em atuar de forma sustentável o ganho se dá para todos: o meio ambiente, o profissional e o produtor”, afirma a presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNMA/CFMV), Maria Izabel de Medeiros.

A intenção do CFMV, com o Seminário, é promover uma união de saberes em prol do meio ambiente.  “O I Seminário deve estimular médicos veterinários e zootecnistas a se capacitarem e atuarem na área ambiental, já que está cada vez mais clara a importância do trabalho multiprofissional em busca da sustentabilidade ambiental, social e econômica”, diz Maria Izabel.

Pensando na abordagem multiprofissional, também estarão presentes no evento a Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS) e a Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV) do CFMV, que irão abordar, respectivamente, a gestão da fauna de animais apreendidos e a saúde ligada às mudanças climáticas.

I Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Meio Ambiente

Nos dias seguintes ao Seminário, 9 e 10 de junho, as Comissões Nacional e Regionais de Meio Ambiente do Sistema CFMV/CRMVs se reúnem também em Cuiabá (MT) para a realização de seu primeiro Fórum. O evento é restrito aos integrantes das Comissões. Organizado pelo CRMV, o Fórum conta com o apoio do CRMV-MT.

A ideia do encontro é gerar mais convergência e troca de conhecimentos na atuação profissional de cada estado, além de estimular outros Conselhos Regionais de Medicina Veterinária a formarem comissões de meio ambiente. Atualmente, nove estados possuem comissões regionais de meio ambiente.

No fórum serão trabalhados temas ambientais que atingem todos os estados, como o uso consciente da água na produção e o descarte de resíduos, além da necessidade de qualificação profissional na área ambiental. Também serão discutidas questões específicas de cada estado levadas pelas comissões regionais.

Inscrições para o Seminário

I Seminário Nacional sobre o papel do médico veterinário e zootecnista na área ambiental é gratuito e as inscrições podem ser feitas online de 13 de abril a 31 de maio, no site do CFMV. Faça a sua e participe!

Serviço

Data: 7 e 8 de junho de 2016