Indicações de médicos veterinários para concorrer ao Prêmio Paulo Dacorso Filho devem ser enviadas até 30 de julho

Categoria: Notícias | Publicado em: 20/05/2015

Desde 1977, o Conselho Federal de Medicina Veterinária premia, anualmente, médicos veterinários brasileiros que tenham realizado relevantes serviços à ciência veterinária e ao desenvolvimento agropecuário do país.

Qualquer pessoa física ou jurídica (pública ou privada) pode indicar um nome. O prazo para o envio das indicações acaba no dia 30 de julho.

O vencedor do prêmio recebe uma placa, bóton especial e medalha. Os currículos, os memoriais e toda a documentação que comprove a carreira dos indicados são submetidos à avaliação dos conselheiros do CFMV em Sessão Plenária. Médicos veterinários de todas as regiões do país já receberam a homenagem.

“Trata-se do mais importante prêmio da Medicina Veterinária brasileira, outorgado anualmente pela maior entidade da profissão no país”, afirma o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda.

Segundo o art. 3 da resolução que aprova o estatuto do Prêmio, "as indicações deverão ser acompanhadas de memorial e documentos comprobatórios, que serão analisados e julgados pelo Plenário do CFMV".

O envio de indicações pode ser feito por correio para o CFMV no seguinte endereço:
Conselho Federal de Medicina Veterinária

SIA Trecho 6, lt.130 e 140, Brasília-DF, CEP 71205-060
com a indicação “Indicação para o Prêmio Paulo Dacorso”, ou pelo e-mail:
cfmv@cfmv.gov.br

Paulo Dacorso Filho

O nome do prêmio é uma homenagem ao médico veterinário Paulo Dacorso Filho que dedicou sua carreira às principais causas da Medicina Veterinária e do CFMV, do qual foi membro.  Formado pela Escola Nacional de Veterinária da Universidade Rural do Brasil, em 1934, fez parte de várias associações e sociedades. O título de Mestre em Patologia foi concedido pela Universidade Wisconsin, Estados Unidos, em 1947. Ele também formou-se em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, em 1952. De 1952 a 1974, foi chefe do Laboratório de Anatomia Patológica do Hospital-Escola São Francisco de Assis.

Como professor, lecionou em instituições do Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul. Publicou cerca de 70 artigos científicos e ocupou diversos cargos em respeitadas instituições. No Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi diretor do setor de Veterinária entre 1966 e 1974 e conselheiro entre 1960 e 1965. Paulo Dacorso Filho morreu em 1975.

Acesse a Resolução CFMV nº 677/200 que aprovou o estatuto do Prêmio Paulo Dacorso. http://portal.cfmv.gov.br/portal/lei/index/id/308

Fonte: Ascom/CFMV