Governo lança segunda edição de guia que orienta o produtor de leite sobre gestão da água

Categoria: Notícias | Publicado em: 11/03/2016

O cuidado e eficiência no uso dos recursos hídricos são fundamentais para garantir a segurança alimentar.  Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a agropecuária é a principal responsável pelo uso da água; 70% de toda a água consumida no mundo é utilizada na irrigação das lavouras, número que se eleva para 72% no caso do Brasil, que é um país com forte produção nesse setor da economia.

Estudos apontam que é possível utilizar água sem desperdício. Águas poluídas e contaminadas podem elevar o custo de produção da proteína animal, diminuir a renda do produtor e elevar o preço ao consumidor. Além disso, a ingestão de água e alimentos contaminados pode ser fator de risco à saúde da população.

Com o objetivo de orientar produtores técnicos e gestores a manejar os recursos hídricos e conservar o meio ambiente, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou, neste mês, a segunda edição da publicação "Boas Práticas Hídricas na Produção Leiteira", a primeira versão foi publicada em 2013.

No material, o leitor encontra práticas simples como a troca de mangueiras comuns por de pressão, captação de água da chuva para uso na lavagem do piso, detecção de vazamentos, manutenção de bebedouros limpos, formulação e balanceamento das dietas dos animais. Informações que podem fazer a diferença no resultado da produção e no impacto na natureza.

O guia também propõe algumas ações para a gestão eficiente da água na propriedade e redução de possíveis impactos negativos no uso dos recursos hídricos. As recomendações consideram a realidade da produção leiteira brasileira e as legislações ambientais.

Médicos Veterinários, Zootecnistas e Produção Animal Hidricamente Sustentável

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) alerta sobre a importância da atuação dos médicos veterinários e zootecnistas na sustentabilidade da produção animal. O CFMV esclarece que as atuações dos profissionais garantem o uso correto dos recursos hídricos nos estabelecimentos e a qualidade dos alimentos consumidos pela população. O trabalho deles minimiza os impactos ao ecossistema e garante uma produção animal hidricamente sustentável. Também evita a poluição do meio-ambiente ao fazer a devolução correta do recurso à natureza, em defesa do equilíbrio entre a saúde ambiental, humana e animal, a Saúde Única.

Confira a publicação – Versão 2, clique aqui.

Confira a publicação –  Versão 2, clique aqui.

Fonte: Ascom/CFMV com informações da Embrapa