Fiscalização noturna autua clínica veterinária 24h sem médico veterinário presente

Categoria: Notícias | Publicado em: 08/10/2016

Fiscalização realizada na madrugada do último dia 15, em Campo Grande, pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS) resultou em autuação a uma clínica veterinária. O estabelecimento, que possuía horário de funcionamento 24h, não havia médico veterinário à disposição em todo o seu período.

Segundo a Resolução CFMV nº 1015/2012, clínicas que possuem internações e funcionamento 24h, ainda que não haja atendimento ao público, são obrigadas a manter um profissional médico veterinário em período integral.

A clínica tem 30 dias para apresentar defesa administrativa ao CRMV/MS. Se a defesa for julgada improcedente, será lavrada multa de R$ 8 mil.

A fiscalização noturna tem o objetivo de garantir à sociedade que os estabelecimentos veterinários ofereçam pronto atendimento veterinário aos animais que chegam, segundo o Presidente João Vieira de Almeida Neto. “É fundamental a presença do médico veterinário no período integral das clínicas com funcionamento 24h. Ele é o único profissional capacitado a atender e prestar os primeiros socorros aos animais”, completa.

No total, foram fiscalizadas 8 clínicas veterinárias, todas registradas no Conselho como estabelecimentos com horário de funcionamento 24h.

Denúncia

Para denunciar um estabelecimento comercial (como petshop, casa agropecuária ou banho e tosa) ou estabelecimento veterinário (consultório, clínica ou hospital), basta acessar o campo “Denúncias” do site do CRMV/MS. É obrigatório que contenha o nome do estabelecimento, endereço, cidade e a descrição da ocorrência.

Fonte: Ascom/CRMV-MS