CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Estresse térmico é uma das causas da queda na produção leiteira

Categoria: Notícias | Publicado em: 22/01/2015

Em diversas regiões brasileiras, o calor está alcançando temperaturas acima de médias históricas. Somado a isso, há a falta de chuvas. Esse clima, além do desconforto afeta diretamente a produção de leite. O estresse térmico em bovinos leiteiros é um dos temas tratados na edição 63, da Revista CFMV, que está sendo distribuída aos profissionais.

De acordo com o artigo, as perdas causadas pelo calor muitas vezes passam desapercebidas pelos produtores, que acabam não contabilizando-as. Estima-se que cada vaca possa reduzir, por causa do calor, cerca de 33% de sua produção de leite no pico da lactação. Com o desconforto, há redução no consumo de alimentos e água – o que além da produção também afetam o crescimento do animal e a sua reprodução.

O texto traz informações sobre o que causa o estresse térmico e quais medidas podem ser tomadas para reduzir o efeito do calor. Exemplo está na instalação de sombrites de polipropileno para criar sombra artificial ou uso de ventiladores e equipamentos de aspersão.

Todos os detalhes podem ser conferidos a partir da página 49, da edição 63, da Revista CFMV.

Fonte: Ascom/CFMV


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts