Estagiária do CRMV-MS faz TCC abordando Perfil Estabelecimento Veterinários de CG

Categoria: Notícias | Publicado em: 20/11/2019

Aprovada com Nota Máxima, Letícia Fernandes de Sousa sonha em atuar como médica veterinária de Clínica Pet

A estagiária do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) Letícia Fernandes de Sousa apresentou na quinta-feira (14) o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Medicina Veterinária pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O tema abordado pela acadêmica foi: Análise do Perfil dos Estabelecimentos Veterinários localizados em Campo Grande – MS.

Como resultado, Letícia Fernandes de Sousa conquistou a nota máxima: Dez, estando habilitada para exercer a profissão que escolheu, ou seja, atuar como médica veterinária em uma clínica de pequenos animais.

Para o presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva, que acompanhou a apresentação do TCC, a abordagem sobre o perfil dos estabelecimentos veterinários é de suma importância. “Sabemos que muitas famílias consideram o animal de estimação como membros da família. Sendo assim, nada melhor do que atender o que determina a Resolução CFMV nº 1275/2019, que normatiza qual a melhor forma para garantir um atendimento de qualidade para os pets”, pontuou.

A Resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) nº 1275/2019 alterou regras para estabelecimentos veterinários de animais de companhia, que define e resolve sobre a estrutura de funcionamento de estabelecimentos médico-veterinários para atendimento de animais de companhia. Nela são estabelecidos requisitos mínimos para funcionamento de ambulatórios, consultórios, clínicas e hospitais veterinários, também como as normas de boas práticas no serviço veterinário oferecido. Essa resolução revogou a Resolução nº 1015, de 9 de novembro de 2012, que tratava do mesmo assunto.

Embasando-se nessa normativa, Letícia Fernandes de Sousa percorreu mais de 60 estabelecimentos aplicando questionário com os médicos veterinários, justamente com a intenção de apurar dados sobre o perfil dessas localidades.

De acordo com a acadêmica Letícia é de suma importância a fiscalização do exercício da profissão do médico veterinário, no qual visa à proteção da sociedade como um todo, garantindo que seja prestado um serviço de qualidade e seguro, promovendo o bem-estar animal e a saúde única. Cabe aos conselhos de classe desempenhar o papel da fiscalização do exercício profissional e quando se refere à medicina veterinária, o órgão fiscalizador competente é o Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Segundo dados apontados no TCC, o mercado de serviços veterinários vem crescendo gradualmente ao longo dos anos. Estima-se hoje que há cerca de 139,3 milhões de animais no Brasil, fazendo jus ao aumento da busca do serviço do médico veterinário.

A demanda por um atendimento de qualidade, prezando o bem-estar animal é constante. O perfil dos tutores de animais de companhia hoje é de procurar um profissional legalmente habilitado para tratamento do animal de forma humanitária, livre de maus tratos, e com ambiente ideal para o animal se sentir confortável e seguro.

Para oferecer um atendimento de qualidade, eficaz, livre de estresse e humanizado ao animal, as instalações do estabelecimento veterinário devem estar de acordo com as legislações vigentes, respeitando ainda a individualidade de cada espécie que ali será atendida. Para isso, o médico veterinário deve ser capacitado, buscando assim fornecer os serviços de consultas, vacinas, desvermifugação, aplicação de medicação, entre outras diversas práticas clínicas e cirúrgicas, que são atividades privativas do médico veterinário.

*Legenda: Profa. Dra. Magyda Arabia Araji Dahroug Moussa, Ana Carolina S. Gonçalves (gerente técnica do CRMV-MS), Letícia Fernandes de Sousa (médica veterinária recém-formada) Rodrigo Piva (presidente do CRMV-MS) e Profa. Dra Paula Helena Santa Rita (conselheira do CRMV-MS)

Ascom CRMV-MS