Em Rochedo, CRMV-MS participa de 1ª Cãominhada e Encontro Pet

Categoria: Notícias | Publicado em: 23/09/2019

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) participou da 1ª Cãominhada e Encontro Pet em Rochedo no sábado (21). Por meio da Comissão Estadual de Animais Silvestres (CEAS) realizou exposição de serpentes peçonhentas de MS, além de oferecer desvermifugação dos pets.

Para o presidente Rodrigo Piva ações como esta evitam a proliferação de doenças que podem afetar o ser humano. “Cuidar dos pets é muito mais que cuidar da saúde dos bichinhos é também uma forma de garantir o bem-estar da população. Pois, com o convívio diário e tão próximo com cães e gatos é fácil uma zoonose de espalhar”.

Portanto a dica do CRMV-MS é que para evitar as zoonoses, deve se manter os pets sempre desvermifugados. É importante que ela seja feita corretamente (três doses anuais: verão, primavera e inverno) e que os medicamentos sejam desenvolvidos por empresas especializadas em pets. Assim, é garantido que seu amigo e toda a sua família estarão protegidos!

A coordenadora da CEAS, Dra. Paula Helena Santa Rita, que também é a professora responsável pelo Biotério da UCDB, reforçou a importância de ser saber mais sobre as serpentes do Estado. “Os visitantes aprenderam sobre manejo de serpentes e prevenção de acidentes, além da importância de se a identificar os animais que oferecem risco e onde se encaixam na cadeia alimentar. Foram expostos exemplares de corn snake, jararaca, cascavel, jibóia, urutu cruzeiro e a boca de sapo”.

Rodrigo Piva lembrou que a função do conselho é defender a sociedade. “Estamos prontos para defender a sociedade dos maus profissionais, queremos uma medicina veterinária atuante e responsável pelo futuro de nosso MS”.

Para finalizar o presidente do CRMV-MS parabenizou a atuação da médica veterinária da Prefeitura de Rochedo, Laura Veira Ramos pela idealização da 1ª Cãominhada e Encontro Pet do município e todos os acadêmicos da UCDB dos cursos de veterinária, ciências biológicas e enfermagem que participaram voluntariamente do evento.

Também participou do evento o professor Claudio Madruga que compõem a Comissão Estadual de Saúde Pública do CRMV-MS.

Ascom CRMV-MS