Durante posse, nova diretoria destaca importância de médicos veterinários e zootecnistas para economia e saúde pública de Mato Grosso do Sul

Categoria: Notícias | Publicado em: 26/02/2019

Em seu discurso de posse, um dos temas abordados pelo novo presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva, é a valorização do profissional. Para Rodrigo e a nova diretoria do conselho, a sociedade precisa ser informada a respeito da amplitude e da complexidade da atuação dos médicos veterinários e zootecnistas.

A conselheira Gizelly Gonçalves Bandeira de Mello explica que a atuação do médico veterinário vai muito além do cuidado com pequenos animais. “Hoje, a classe médica veterinária e de zootecnista cresceu muito. Estamos mostrando nosso valor, mas devemos fazer isso todos os dias. O veterinário está inserido na saúde pública, seu trabalho é muito mais amplo. Tive a oportunidade de servir em missão no Haiti e não era pra cuidar dos animais, nossa função era cuidar da alimentação da tropa, da qualidade da água e de toda parte de gestão ambiental, o que mostra a complexidade de nosso trabalho.”

Assim como Gizelly, o conselheiro José Henrique Saraiva entende que a sociedade ainda não enxerga todas as potencialidades da medicina veterinária e zootecnia e por isso não tem ideia do quanto os profissionais da área podem contribuir para a saúde pública e para o desenvolvimento econômico. ”Há um sucateamento do ensino nas universidades que devemos combater, e como conselho vamos divulgar para sociedade o valor da profissão.”

Na mesma linha de Gizelly, o ex-presidente do CRMV-MS, Osmar Pereira bastos, defende a participação cada vez maior dos médicos veterinários e zootecnistas na saúde pública, inclusive, na elaboração de políticas públicas para o setor. “Acho que o grande desafio do Rodrigo e da nova diretoria será a gestão política, atuando junto aos governos municipal e estadual para encaixar a veterinária e a zootecnia como profissionais importantes que são para a economia e saúde pública. Temos de ter voz, temos que poder opinar, pois temos muito a contribuir.”, afirma o ex-presidente.

A defesa da valorização da classe também foi destaque para o presidente do CRMV-RJ, Rômulo Spinelli, que enxergou em Rodrigo Piva e sua diretora essa predisposição em trabalhar pela classe e em inovar na forma de gerenciar o conselho. “Acreditamos na renovação e conversando com Rodrigo, percebi que as ideias dele são inovadoras e que é uma pessoa que irá lutar pela valorização profissional, assim como nós já estamos fazendo no Rio, e é isso que a medicina veterinária e a zootecnia precisam, uma visão de futuro.”

“O futuro da medicina veterinária e da zootecnia tem de passar pelo profissional, claro que a função do conselho é fiscalizar, mas temos que fazer nosso papel com ética, dedicação e união, acredito que a nova diretoria do CRMV/MS representa isso.” – Vice-Presidente CRMV/MT, Roberto Renato Pinheiro da Silva.

Expectativa dos médicos veterinários e zootecnistas de Mato Grosso do Sul quanto à nova diretoria do CRMV-MS

“Espero que a atual diretoria dê continuidade ao que já foi feito. Nós, da Academia, sempre que formos solicitados estaremos à disposição do conselho para auxiliar no que for melhor para nosso campo de ação.” – Claudio Martins Real – Presidente Academia Sul-Mato-Grossense de Medicina Veterinária (Acavet-MS).

“Ainda hoje, existem pessoas trabalhando em clínicas sem registro profissional, esperamos que o conselho, como órgão fiscalizador da profissão, atue em defesa da sociedade dos maus profissionais, que, infelizmente, existem em toda profissão. Sabemos que é necessária fiscalização adequada para garantir que as normatizações sejam cumpridas para que a população seja realmente bem atendida.” – Presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animas da Regional de Mato Grosso do Sul, Thatianna Camillo Pedroso.

“Nosso Estado tem a vocação do agronegócio. Os cursos de ciências agrárias contribuem muito para a pujança do setor, e o conselho pode atuar muito além da fiscalização, pode atuar na abertura de mercado de trabalho por meio de fiscalização, trabalhando com governos federal, estadual e municipal a partir do momento que demonstra a importância do profissional para o mercado.” – Vice-Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Camila Ítavo.