Dia do Zootecnista: CRMV/MS entrevista zootecnista com inscrição nº 01

Categoria: Notícias | Publicado em: 24/05/2017

Ainda em comemoração ao Dia do Zootecnista, que tem sua data comemorativa no dia 13 de maio, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS) entrevistou o zootecnista com a inscrição número 01 do Estado. Confira:

Nome: Ivo Arcângelo Vendrúsculo Busato

CRMV/MS: 0001/Z

Ano/Local de formação: 1975/PUC-RS

Emprego Atual: Universidade Anhanguera Uniderp

Como a Zootecnia surgiu na sua vida?

Não foi por acaso. Quando eu fazia o Curso de Técnico Agrícola tinha um grande professor de Zootecnia que era um apaixonado pelo que fazia e ensinava. Como eu também vinha de uma família que desde cedo trabalhava com animais, isso fez com que meu desejo ficasse mais forte pela profissão.

Qual era a expectativa do Brasil com a Zootecnia quando o senhor se formou?

No começo tínhamos que justificar para muitos o porquê da profissão e havia muita dificuldade de diferenciar nosso trabalho. Mas aos poucos fomos ocupando espaço na produção agropecuária brasileira e as oportunidades sempre foram muitas nas áreas de melhoramento genético, nutrição e manejo dos animais.

O senhor é o Zootecnista nº 0001 inscrito no CRMV/MS. Como foi a sua trajetória até Mato Grosso do Sul?

Em 1976 prestei concurso no Serviço de Extensão Rural no Mato Grosso, ainda antes da divisão. Fui lotado em Mundo Novo e com a criação de Mato Grosso do Sul fiquei aqui no Estado. Fui Supervisor Regional em Dourados e depois Diretor da Empaer para todo o Estado.

Em 2001 fui para a Uniderp para ser professor e Pró Reitor da Universidade por dezesseis anos consecutivos. Hoje sou professor nos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária.

Sempre tive muito prazer de trabalhar com pessoas e animais. Tenho o privilégio de ter ministrado palestras em todos os 79 municípios do Estado e isso me deu oportunidade de conhecer muitos produtores, técnicos e lideranças de todo o Mato Grosso do Sul.

Que conselho o senhor dá ao Zootecnista que pretende se destacar na área?

Falo muito para meus alunos que antes de tudo é gostar do que se faz, isso faz a grande diferença. Também digo para sempre terem humildade, pois aprendemos lendo, conversando com outros técnicos, com produtores e principalmente com essa gente simples que trabalha com os animais no dia a dia. Aconselho a levantar cedo e cumprir com os compromissos sempre com ética e honestidade e trabalhando todos os dias fazendo melhor do que ontem.

Como você vê a atuação do Zootecnista na sociedade? Qual a importância deste profissional?

O zootecnista tem um papel fundamental na produção de alimentos saudáveis respeitando os animais e o ambiente. É também um profissional responsável na manutenção das espécies animais e vegetais que existem nas diferentes regiões do país e no mundo.

Como analisa o futuro da Zootecnia?

Acredito com convicção que temos muito a fazer. O mundo precisa de alimentos e da manutenção de espécies animais que servem de companhia para o ser humano e são indispensáveis para o equilíbrio da cadeia alimentar do planeta.

Fonte: Ascom/CRMV-MS