CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Dia da Saúde Ocular: Saiba como cuidar de seu pet e evitar a cegueira

Categoria: Notícias | Publicado em: 10/07/2021

Em 10 de julho se comemora o Dia da Saúde Ocular e os pets não podem ser esquecidos neste dia. Os animais de estimação também precisam de cuidados e atenção quando o assunto é visão, já que eles também sofrem de cegueira ou perda moderada ou grave de visão.
A médica veterinária Mércia Amaro Marquetti de Barros que atende a pequenos animais e integra o quatro de profissionais registrados no CRMV/MS.
Ela explica os principais cuidados que devem ser tomados com os pets para evitar problemas de visão.
Assim como em humanos, a prevenção é a melhor maneira de evitar doenças graves ou a perda total da visão. Por isso, o recomendado é que os animais sejam consultados por um veterinário, ao menos uma vez por ano, ou se sintomas aparecerem.
Os principais sinais que os animais apresentam quando há alteração ocular são: olho vermelho, secreção, assimetria entre os olhos (um maior que o outro), opacidades, tumores, presença de hemorragia, olhos ressecados (sem brilho), dor (pálpebras fechadas, piscando mais que o normal), diminuição da visão.
“Muitas doenças oculares são silenciosas em estágios iniciais, ou outras podem evoluir de forma muito rápida, podendo afetar a visão se não for diagnosticada e tratada precocemente”, explica ela.
Atenção aos cães e gatos braquicefálicos (focinho chato), que tem olhos muitos expostos, pois estes, têm maiores chances de apresentar alterações oculares.
Além da visita pelo menos uma vez ao ano ao veterinário para exames de rotina, um cuidado importante é manter pelos curtos ao redor dos olhos para que não atritem a superfície ocular e para poder visualizá-los se algo estiver anormal. Outros cuidados simples podem fazer toda diferença, como, por exemplo, evitar uso de colírios sem receita médica.
A visão é um dos mais importantes meios de comunicação e interação com o ambiente, então a prevenção é a melhor forma para que nossos animais ao invés de sofrerem com a perda de visão, tenham um final feliz!

Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts