Desafios da educação são apresentados na Revista CFMV nº 64

Categoria: Notícias | Publicado em: 26/05/2015

A formação acadêmica está diretamente relacionada com o profissional que estará disponível no mercado para atendimento à sociedade. Essa é a máxima que leva o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) a incentivar e investir em iniciativas de qualificação nas escolas. Um dos exemplos está retratado na matéria principal da edição 64 da Revista CFMV, que passa a ser trimestral.

A publicação traz os primeiros resultados, depoimentos e exemplos de um projeto de educação que incentiva o desenvolvimento de competências humanísticas nas escolas de Medicina Veterinária. Mostra quais métodos apresentaram melhor resultados e o que fizeram as instituições que conseguiram introduzi-los. “Somos reconhecidamente excelentes nas qualidades técnicas, mas nossa formação requer cada vez mais habilidades humanísticas”, afirma o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

A aplicação do projeto não muda ou aumenta o conteúdo. A revolução está na forma como esse conteúdo é apresentado. O intuito é desenvolver nos alunos capacidades de comunicação, administração e gerenciamento; educação permanente, liderança e atenção à saúde. O projeto piloto do CFMV iniciou em duas escolas, tem quatro inscritas para uma nova etapa em 2015 e conta com outras 40 que demonstraram interesse em participar. Ainda sobre ensino, a Revista CFMV traz uma prévia das propostas para atualização das diretrizes curriculares na Medicina Veterinária.

Entre os temas técnicos da edição, destaca-se artigo sobre a sexagem no sêmen bovino, com novidades sobre a tecnologia de definir o sexo dos nascidos antes mesmo da inseminação artificial. Também apresenta um trabalho sobre saúde e conservação de tartarugas marinhas e artigo sobre o uso de solução salinas hipertônicas em grandes animais. Na área de saúde pública, em época que o mundo sofre a ameaça da ebola, o destaque é um material sobre as doenças emergentes.

A clínica médica de cães está contemplada em artigos do Suplemento Científico. Entre eles são apresentadas informações sobre insights clínicos e de patogenia da osteopatia hipertrófica, com diversas fotos ilustrativas. Outro artigo aborda a conduta pós-cirurgica no carcinoma folicular tireoidiano. Mais dois artigos complementam o suplemento com informações sobre sêmen ovino e equídeo.

Em comemoração aos seus 20 anos, a Revista CFMV também quer aproximar ainda mais os profissionais de seu Conselho e tem duas novas editorias: “Agora é Lei” com temas relacionados às novas legislações que interferem na vida do profissional e “Em dia com a Fiscalização” para dirimir dúvidas existentes sobre normas em vigor. Os profissionais podem participar das duas editorias com envio de dúvidas para artigos@cfmv.gov.br.

A edição completa da Revista CFMV nº 64 pode ser acessada aqui. Caso não esteja recebendo a revista em sua casa, verifique se o endereço no CRMV de sua jurisdição está correto e se foi realizado o pagamento da anuidade.

Fonte: Ascom/CFMV