CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


CRMV-MS reforça importância de programas municipais de castração de animais nos CCZs

Categoria: Notícias | Publicado em: 12/07/2016

O controle populacional de cães e gatos por meio de projetos de castração é uma importante medida de saúde pública para os municípios de Mato Grosso do Sul. Para intensificar a importância de ações como esta e reforçar o papel do médico veterinário como profissional da saúde, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de MS (CRMV/MS), João Vieira de Almeida Neto, tem realizado reuniões com coordenadores dos Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) de municípios do Estado.

Em novembro, foram realizadas reuniões no CCZ de Três Lagoas, com a participação do médico veterinário Christovan Bazan, e no Centro de Dourados, com o médico veterinário Eduardo Arteiro Marcondes e a coordenadora Rosana Alexandre da Silva.

Em ambas as reuniões, foi discutida a viabilização da criação de um projeto de castração de animais pelas Prefeituras municipais.

Só em Três Lagoas, segundo boletim epidemiológico do Governo do Estado, foram registrados 11 casos de leishmaniose visceral humana.

O incentivo ressalta que projetos destinados a controle populacional de cães e gatos é uma importante medida de saúde pública, pois a saúde animal reflete diretamente na saúde humana e ambiental.

Corumbá

No primeiro semestre deste ano, o presidente participou de reunião com a Secretária de Saúde da Prefeitura Municipal de Corumbá, Desiane Pires Américo Rodrigues da Silva, para discutir a autorização do projeto de castração de animais do município. Em outubro, o CRMV/MS esteve no CCZ para fiscalizar as instalações físicas do centro onde serão realizadas as cirurgias.

A fiscalização verificou que a estrutura física atende os requisitos estabelecidos pela Resolução CFMV nº 1015/2012 e o projeto foi autorizado.

Fonte: Ascom/CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts