CRMV-MS recebe visita de representante do CFMV no Conselho Nacional de Saúde

Categoria: Notícias | Publicado em: 26/09/2019

Desde março de 2018, a médica veterinária Adolorata Aparecida Bianco Carvalho atua no CNS

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) Rodrigo Piva, recebeu na tarde desta quarta-feira (25), a médica veterinária Adolorata Aparecida Bianco Carvalho, representante titular do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) no Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Junto com o secretário-geral, Jonas Cavada; com o conselheiro Hélio Ferreira de Rezende Júnior e a gerente técnica Ana Carolina Siqueira Gonçalves, Piva conversou sobre a importância de se ter uma médica veterinária com ampla experiência em zoonose e saúde pública como representante no CNS.

“Muitas zoonoses poderiam ser evitadas com simples cuidados, como por exemplo, a vacinação e desvermifugação dos pets, assim como consulta a um médico veterinário sempre que for detectado um comportamento irregular do animal de estimação. São cuidados que previnem a proliferação de doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos”, pontuou.

Piva e Adolorata também falaram do papel fundamental do médico veterinário compondo o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e participando da Saúde Única. A presença dos médicos veterinários no NASF melhora a qualidade da atenção básica à família. São eles que realizam as visitas domiciliares para diagnóstico de risco à saúde na interação entre seres humanos, animais e meio ambiente. O contato com a população permite ajudar a sanar dúvidas sobre cuidados gerais, como alimentação, desvermifugação e vacinação, melhorando o convívio com os animais de estimação, prevenindo doenças e o abandono nas ruas. Os profissionais de Medicina Veterinária participam do desenvolvimento de ações educativas e de mobilização contínua da comunidade, ajudando no controle de doenças e conscientização sobre o uso e manejo adequado do território.

Além disso, participam de estudos e pesquisas em saúde pública, orientam sobre cuidados com manejo de resíduos, previnem e controlam doenças transmissíveis por alimentos, vetores, animais e alterações ambientais provocadas pelo ser humano e desastres naturais.

Na Saúde Única a Medicina Veterinária mostra a importância do seu trabalho por meio dos serviços prestados à sociedade, no cuidado com a saúde e bem-estar de animais, preservação da saúde pública e em atividades voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental do planeta. O profissional médico veterinário tem conhecimentos que o capacitam a planejar e executar medidas de prevenção e controle de enfermidades, ajudando a manter os níveis de saúde da população elevados.

Adolorata Carvalho possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) Júlio de Mesquita Filho, campus de Jaboticabal, e mestrado também em Medicina Veterinária (Patologia Animal) na mesma instituição. Fez doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) na Universidade de São Paulo.

Atualmente, é professora da Faculdade de Veterinária da Unesp, em Jaboticabal (SP). É integrante do Conselho Municipal de Saúde em Jaboticabal desde 2009 e coordena, desde 2017, o Programa de Residência em Área Profissional de Saúde – Medicina Veterinária e Saúde. Integra ainda a Comissão de Saúde Pública Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de São Paulo (CRMV-SP).

Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Zoonoses e Saúde Pública; diagnóstico, epidemiologia e controle da raiva; Isolamento do vírus rábico em células de neuroblastoma; Gerenciamento de Programas em Saúde Animal e Saúde Pública Veterinária; Defesa Sanitária Animal; Educação em Saúde; Saúde Coletiva; e Bioética.

Ascom CRMV-MS

*com informações do CFMV