CRMV/MS participa de caminhada contra Dengue e Chikungunya
Categoria: Notícias | Publicado em: 24/02/2015Representado pela Secretária-Geral Assyleia Etges, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul participa, às 8h30 desta sexta-feira (27), na Praça Ary Coelho, da caminhada contra a Dengue e Chikungunya.
A ação é promovida pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) e tem como objetivo conscientizar a população que a prevenção é fundamental no combate destas doenças.
Nesta época do ano, o clima quente e úmido da capital cria o ambiente perfeito para a proliferação de mosquitos, o que aumenta o risco de doenças como a dengue e a chikungunya se tornarem epidemias.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, não houve risco de epidemia em Campo Grande em 2014, quando foram registrados 4.031 casos e nenhuma morte. Quanto à Chikungunya, foram notificados 46 casos até o dia 07 de fevereiro, sendo confirmada apenas uma pessoa com o vírus, em outubro de 2014.
A Sesau alerta para o alto risco de epidemia devido a uma questão comportamental, considerando que, por não ter acontecido epidemia no ano passado, a população descuide da prevenção. O Aedes Aegypti é o mosquito transmissor das duas doenças e cerca de 80% dos focos são encontrados em residências.
De acordo com o Levantamento de Índice Rápido do Mosquito Aedes Aegypti (Lira), em 2013 foram notificados 44.657 mil casos de dengue somente em Campo Grande, com 142 quadros graves e 12 mortes.
Fonte: Ascom/CRMV-MS com informações ACICG
Compartilhe:
Comentários