CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


CRMV/MS participa de audiência pública sobre Aedes e epidemia do zika vírus

Categoria: Notícias | Publicado em: 15/12/2015

O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS), João Vieira de Almeida Neto, e a médica veterinária Juliana Galhardo, membro da Comissão Estadual de Saúde Pública, participaram na tarde de ontem (14), de audiência pública promovida pelo Ministério Público Estadual, por meio da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública de Campo Grande, para debater ações de prevenção/controle vetorial no combate ao mosquito Aedes Aegypti e Plano de Contingência para enfrentamento da microcefalia associada à incidência do Zika vírus.

O infectologista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em MS, Rivaldo Venâncio, alertou sobre a dificuldade no diagnóstico do zika vírus e o aumento alarmante no número de casos no Brasil, que só este ano já registrou mais de 1,7 mil casos.

Para o Presidente João Vieira de Almeida Neto, a solução para o combate ao zika vírus, dengue e Chikungunya é o controle de vetores, em especial ao mosquito do Gênero Aedes, e a união dos poderes municipais, estaduais e população. O Presidente complementou ainda, que a atuação do médico veterinário é fundamental no plano de combate, já que este profissional estuda a interação entre a saúde animal, humana e ambiental. 

O secretário estadual de saúde, Nelson Tavares, afirma que uma lei complementar está sendo elaborada para que os fiscais que identificam larvas dos mosquitos possam entrar em residências e lotes mesmo sem autorização dos proprietários, como já foi determinado na Capital. “Dia 13 demos os últimos retoques no texto, que deverá abranger todo o estado, como o valor das multas e a possibilidade de criminalizar o cidadão negligente”, completou. Tavares disse que ainda não foi definido se a lei irá entrar em vigor através do decreto do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ou via regime de urgência.

 

Fonte: Ascom/CRMV-MS com informações TopMídiaNews


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts