CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Congresso resulta em Declaração de Curitiba que afirma que os animais não podem ser tratados como coisas

Categoria: Notícias | Publicado em: 08/08/2014

Um dos maiores legados que o III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal deixa é a Declaração de Curitiba, que oficializa a posição de seus signatários de que os animais não humanos não são objetos, mas seres sencientes, ou seja capazes de sentir dor e prazer, e que, por isso, não podem ser tratados como coisas.

A ideia para a redação do documento surgiu na noite de ontem durante um bate-papo entre dois especialistas brasileiros e um norte-americano, que avaliavam o conteúdo das discussões apresentadas no congresso. Um deles é o neurocientista Philip Low,  conhecido no mundo científico por ter idealizado a Declaração de Cambridge – assinada por 25 especialistas de renome internacional –  sobre a consciência em animais.

Grande entusiasta da ideia, Low conversava com a médica veterinária, PhD e pós-doutora Carla Molento e com o advogado, PhD e doutor Daniel Braga Lourenço. Os três chegaram à conclusão de que o congresso deveria produzir uma declaração. Juntos, eles escreveram:

Declaração de Curitiba

No dia 7 de agosto de 2014, durante o III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal, os participantes, considerando as discussões e as ideias apresentadas, decidiram realizar a seguinte declaração:

“Nós concluímos que os animais não humanos não são objetos. Eles são seres sencientes. Consequentemente, não podem ser tratados como coisas”.

Curitiba, 7 de agosto de 2014

“Fomos muito além das expectativas nestes três dias únicos, em termos de desenvolvimento científico e de integração, já que a Declaração de Curitiba terá um potencial muito grande para auxiliar nas ações relativas aos animais em todas as esferas, sejam elas científicas ou educacionais”, comemorou dra. Carla, que, além de integrar a Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal (Cebea), do Conselho Federal de Medicina Veterinária  (CFMV), presidiu a comissão organizadora do congresso.

A Declaração de Curitiba reforça a ideia de que os animais não podem ser tratados como propriedade de alguém. É o que defende o entusiasmado Low, que completa: “Ela (a Declaração de Curitiba) é importante por ser o limite para quem faz as leis, que devem refletir sobre a forma como os animais devem ser tratados. Isso não é uma declaração de cientistas, é um contrato”, enfatiza o neurocientista.

Um dos signatários do manifesto, o presidente do CFMV e médico veterinário dr. Benedito Fortes de Arruda diz que a Declaração de Curitiba vem para ‘mostrar para outras partes do mundo que o Brasil tem ciência, tecnologia e profissionais  à altura do trabalho feito pelo bem-estar animal’. “A Declaração tem significado fundamental para a Medicina Veterinária e para a Zootecnia brasileira e, sobretudo, para o Conselho Federal de Medicina Veterinária, que mostra o que está realizando”, afirma.

Assinaram o documento palestrantes de renome nacional e internacional, autoridades como dr. Benedito Fortes  e  o presidente do CRMV-PR, o médico veterinário dr. Eliel de Freitas, além de participantes do congresso, que totalizou quase 700 pessoas vindas à capital do Paraná de todas as cincos regiões do país.

O III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal foi organizado pelo CFMV em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ocorreu entre os dias 5 e 7 de agosto de 2014.

Fonte: Ascom/CFM


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts