Concea publica fascículo sobre anfíbios e serpentes em guia sobre uso de animais em ensino e pesquisa

Categoria: Notícias | Publicado em: 20/04/2016

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, publicou o Fascículo 6 do Guia Brasileiro de Produção, Manutenção e Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica.

O capítulo trata de anfíbios e serpentes mantidos em instalações de instituições de ensino ou pesquisa científica, já que a manutenção e o comportamento desses animais em cativeiro ainda é pouco divulgado.

Com a elaboração do Guia, o Concea pretende orientar as instituições que utilizam os animais com fins de ensino e pesquisa para que atendam às necessidades mínimas de qualidade nas instalações físicas e nos procedimentos com os animais.

O documento é formado por capítulos independentes que são aprovados por etapas e abrangem diferentes grupos taxonômicos ou condições de vida, como anfíbios e serpentes, aves, cães e gatos, equídeos, roedores, peixes, animais silvestres mantidos em cativeiro, entre outros.

Desde 2014, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) tem contribuído com recomendações para o guia em consultas públicas de alguns de seus capítulos.

Confira aqui o e-book atualizado do Guia Brasileiro de Produção, Manutenção e Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica.

Fonte: CFMV