Código de Ética dos Médicos Veterinários será revisado e atualizado

Categoria: Notícias | Publicado em: 06/10/2014

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) quer a contribuição dos médicos veterinários para a revisão e atualização do Código de Ética da categoria, aprovado em 2002. Neste primeiro momento, o CFMV abre para os Conselhos Regionais (CRMV’s) a oportunidade de elaborar propostas, que deverão ser encaminhadas até 30 de setembro deste ano.

Em ofício circular, o Conselho Federal esclarece que as ideias deverão ser apreciadas e consolidadas pelo Plenário de cada CRMV antes de serem enviadas para o CFMV. É importante ressaltar que  o Regionais têm a liberdade  de envolver  associações,  instituições de ensino, poder público ou comissões assessoras que julgar conveniente.

Trabalho em andamento

Diante das diversas áreas de atuação dos profissionais e da maior conscientização da sociedade sobre o papel do médico veterinário para a saúde humana, animal e ambiental, o  CFMV identificou a necessidade de revisão e atualização do Código de Ética.  E esse é um trabalho que o Conselho Federal já vem desenvolvendo.

O próximo passo é a criação de um grupo de trabalho para avaliar os estudos já realizados pelo CFMV e, depois de 30 de setembro, reunir e analisar o material entregue pelos Regionais.

Assim que a proposta de atualização de todo o Sistema CFMV/CRMV’s estiver consolidada, o CFMV vai oferecer à sociedade a chance de opinar por meio da abertura de uma consulta pública.

Fonte: Ascom/CFMV