CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


CFMV solicita ao Mapa a divulgação da lista atualizada de todos os produtos comercializados de uso veterinário

Categoria: Notícias | Publicado em: 23/07/2014

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) enviou hoje ao  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) um ofício solicitando que o órgão disponibilize, em seu portal, a lista atualizada de todos medicamentos comercializados de uso veterinário que tenham registro válido no Mapa; solicita também a divulgação de outras informações relevantes, como os princípios ativos e os nomes comerciais dos produtos.

No documento, endereçado ao ministro da pasta, Neri Geller, o CFMV argumenta que os médicos veterinários precisam de um instrumento atualizado de consulta que os oriente quanto à prescrição e ao uso seguro de medicamentos que tenham passado pelo processo de registro no Mapa. 

O próprio Ministério da Agricultura enviou uma carta de alerta aos médicos veterinários, na qual ressalta a importância da utilização de produtos de uso veterinário com registro no Mapa. Contudo, no ofício, o CFMV aponta a dificuldade para o médico veterinário se informar sobre a legalidade ou não do medicamento, já que a lista atualmente disponível está desatualizada. Lá, estão relacionados, por exemplo, diversos medicamentos não mais comercializados no Brasil; é o caso do  butorfanol (nome comercial Torbugesic), que deixou de ser produzido para cães e gatos. Além disso, a lista do Mapa não atende às necessidades dos profissionais, já que nela consta apenas o nome comercial do produto e do laboratório responsável. 

No ofício, o CFMV lembra que, atualmente, a única forma para o médico veterinário verificar a legalidade do registro de um produto é  por meio do  “Compêndio de Produtos Veterinários”, do Sindicado Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindam). Contudo, lá estão disponíveis apenas a lista dos medicamentos de empresas afiliadas ao Sindam, ficando de fora grande parte de medicamentos veterinários com registro no Mapa. 

Por fim, o Conselho Federal de Medicina Veterinária alerta no documento: “O uso de medicamentos ilegais, além de comprometer o nome e reputação do profissional Médico Veterinário,  poderá ocasionar situações diversas, tais como intoxicações, subdosagem e, portanto, ineficácia no tratamento, bem como (e principalmente) riscos à saúde pública, devido à presença de resíduos de medicamentos em produtos de origem animal”.

Fonte: CFMV
Foto: SIMVETRS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts