CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


CFMV enaltece artigo da senadora Kátia Abreu sobre a situação dos abatedouros do País

Categoria: Notícias | Publicado em: 25/04/2013

Em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo do último dia (20), a senadora Kátia Abreu (PSD/TO), que também é presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, questiona informações divulgadas pela ONG Amigos da Terra sobre a situação dos abatedouros no Brasil. No texto, a parlamentar repudia a alternativa apontada pelo diretor da Oscip, que defende a extinção dos pequenos frigoríficos, assegurando que a demanda poderá ser suprida pelos grandes estabelecimentos.  

A senadora detalha para o diário paulista que os dados alardeados pela ONG divergem daqueles divulgados em pesquisas periódicas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ela pondera que a precariedade da inspeção municipal é fato em parte substantiva dos abatedouros, nos quais veterinários deveriam ter presença efetiva permanente. Mas em seu discurso, a parlamentar é enfática: “A pretexto de defender a fiscalização federal como única capaz de assegurar carne de qualidade, a ONG desconhece a realidade e ignora os municípios, onde a vida e a produção efetivamente acontecem”.  

Kátia Abreu finaliza o artigo afirmando que “eliminar simplesmente os pequenos é solução que só atende aos interesses do monopólio de meia dúzia de grandes frigoríficos, que vivem no conforto dos empréstimos com dinheiro público e juros subsidiados”.

O presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, enalteceu a publicação e observou que o posicionamento da parlamentar é bastante alinhado ao do Conselho Federal. “Não se pode atribuir a precariedade dos abatedouros do País exclusivamente aos Médicos-Veterinários.

A senadora deixa claro em seu texto ser necessária a criação de normas que sejam obrigatórias para todos os níveis, com apoio técnico e financeiro aos Estados e aos municípios para que estruturem seus serviços, sendo estes monitorados pelo sistema brasileiro de inspeção. Seu discurso veio em ótima hora”, avaliou.Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

Fonte: CFMV


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts