CFMV alerta sobre o tráfico animal que ameaça cada vez mais a biodiversidade

Categoria: Notícias | Publicado em: 03/04/2015

Na data em que é celebrado, em todo o mundo, o Dia Mundial da Vida Selvagem, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) alerta sobre o tráfico de animais selvagens que vem esvaziando as florestas brasileiras e é um crime que traz sérios prejuízos para a biodiversidade, reduz as populações de diversas espécies e leva ao desequilíbrio ambiental.

Esse é o alerta que os Conselhos Federal (CFMV) e Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) vêm fazendo para a sociedade brasileira desde que lançaram, em 2013, a Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens.

Celebra-se nesta terça-feira, 3 de março, a Vida Selvagem, mas os números estão longe de motivo para as comemorações. O tráfico animal já é uma das maiores atividades do crime organizado, junto com o tráfico de drogas e armas.

Neste sentido, o CFMV, com o objetivo de despertar a sociedade para o tema, capitaneou ações educativas, peças publicitárias e eventos em diversas região do Brasil, com esclarecimentos e informações sobre como combater e denunciar o tráfico.

E é com esse mesmo objetivo que o Conselho mantém em atividade o Extintômetro. A ferramenta é um aplicativo do Facebook que recebe denúncias sobre o tráfico de animais, além de trazer o atual cenário de risco da fauna brasileira e dos animais em extinção.

Assim, permanentemente, o Conselho debate o tema e propõe ações, por meio de sua Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS), com o intuito de preservar a fauna brasileira.

Dia Mundial da Vida Selvagem

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 2013, proclamou o dia 3 de março como World Wildlife Day, Dia Mundial da Vida Selvagem, reafirmando o valor intrínseco da vida selvagem e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável e bem-estar humano.

Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente também está engajado no tema e sugeriu que todas as atividades que abordem o tema (ações de comunicação, educativas, culturais e de lazer) ou agreguem esse valor às ações de conscientização, que sejam registradas em fotos e vídeos e postadas nas redes sociais com marcadores (hashtag) tais como #WorldWildlifeDay ou #DiaMundialdaVidaSelvagem ou #vidaselvagem.

Extintômetro

A ferramenta do facebook, criada pelo CFMV, permite aos usuários conhecer uma amostra representativa das 627 espécies brasileiras de animais em extinção ou ameaçadas de extinção, além de proporcionar a interação com o usuário a partir do uso de fotos.

Ajude-nos a defender a fauna brasileira. Conheça o Extintômetro e compartilhe o assunto com seus amigos.

Fonte: Ascom/CFMV