CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Brasil coloca em Consulta Pública Programa Sanitário para Tilápias

Categoria: Notícias | Publicado em: 25/11/2014

Nesta sexta-feira, 14 de novembro de 2014, o Diário Oficial da União publicou a Portaria MPA nº 411, que coloca em Consulta Pública o projeto de Instrução Normativa que instituirá o Programa Nacional de Monitoramento Sanitário de Alevinos de Tilápias  – “Alevino de Tilápia Monitorado”.

O Programa faz parte do Plano Nacional de Certificação de Formas Jovens de Animais Aquáticos e tem por finalidade garantir alevinos de melhor qualidade sanitária. O controle sanitário na alevinagem é uma condição fundamental para o sucesso da cadeia produtiva. O Programa em consulta pública prevê o monitoramento de micro-organismos patogênicos relevantes para a saúde animal que causam prejuízos ao aquicultor.

Como a norma visa assegurar a prevenção, o controle e a erradicação de doenças impactantes na tilapicultura nacional, projeta-se umaumento da produtividade neste setor. A Rede Nacional de Laboratórios do Ministério da Pesca e Aquicultura  (RENAQUA) dará o suporte laboratorial necessário para o diagnóstico oficial.

O “Alevino de Tilápia Monitorado” será um passo importante para a avaliação das deficiências sanitárias existentes no setor, bem como para dar suporte à implementação das demais políticas públicas voltadas para a aquicultura. Posteriormente, o MPA, em conjunto com a Rede de Colaboração em Epidemiologia Veterinária (AquaEpi), definirá as estratégias de certificação sanitária das larviculturas de tilápia.

Para maiores informações: http://www.mpa.gov.br/index.php/consulta-publica

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts