CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Abertura da Dinapec será na quarta-feira, dia 9 de março

Categoria: Notícias | Publicado em: 03/07/2016

A Dinâmica Agropecuária – Dinapec que está na sua 11ª edição começa na próxima quarta-feira, dia 9 de março e vai até sexta, dia 11, na sede da Embrapa Gado de Corte que fica na Avenida Rádio Maia, 830, no bairro Vila Popular. Com entrada gratuita a organização espera receber nos três dias de feira mais de 2 mil visitantes. E já está tudo pronto para a realização do evento que tem solenidade de abertura marcada para a partir das 9 horas no auditório da instituição, pelo Chefe-Geral da Unidade, Cleber Oliveira Soares. Nesta mesma ocasião será lançado o livro: “Carrapatos – protocolos e técnicas para estudo”, apresentação do “Aplicativo Sumário de Touros Nelore – Geneplus Embrapa”, assinatura de contrato de cooperação técnica entre a Embrapa e a Connan – Cia Nacional de Nutrição Animal e a formatura dos alunos do Programa Agroescola. A solenidade de abertura encerra com a fala do diretor deTransferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Junior seguida da visitação na área da Dinapec.

A feira está instalada em uma área de 30 hectares com vários estandes onde se desenvolverão 10 temas de roteiros tecnológicos e 15 oficinas cujo credenciamento para participação deverá ser feito preferencialmente pela internet no endereço: https://www.embrapa.br/dinapec-2016

Com o objetivo de atingir produtores rurais, agricultores familiares, empresários ligados ao agronegócio, pesquisadores, técnicos e profissionais da agropecuária, professores e estudantes de escolas técnicas rurais e universidades de todo o Brasil, a Dinapec vai apresentar mais de 40 tecnologias tendo como alguns propósitos o de aproximar os visitantes das novidades, promover a troca de informações e estimular a interação entre a pesquisa-extensão e o produtor. Lembrando que ao longo do ano é possível visitar a vitrine tecnológica da Embrapa Gado de Corte que mostra os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores.

Os temas dos roteiros tecnológicos que serão desenvolvidos durante os três dias são os da integração Lavoura-Pecuária (ILP) e tecnologias para expansão da agricultura, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), o de manejo de pastagens, melhoramento animal, ovinocultura, produção leiteira, novas forrageiras, produção sustentável de leite, sanidade animal e + Precoce: Tecnologias para Produção de Novilhos Precoces. E algumas oficinas práticas se referem à produção de silagem de milho ou sorgo e guandu, combate ao desperdício e aproveitamento integral dos alimentos que será ministrada pelo SESC, primeiros socorros oferecida pelo SENAR, custos para produzir no campo a ser ministrada pelo SEBRAE, manejo e criação de bezerros, controle das finanças da propriedade com o Controle, qualidade do leite -antes, durante e após a ordenha e outros oito temas. Para garantir vaga nas oficinas é necessário fazer a inscrição pela internet, pois o número é limitado e a procura tem sido grande.

A Dinapec é uma realização da Embrapa e do Sistema Famasul. A coordenação está a cargo da pesquisadora Thais Basso Amaral e do analista Websten Cesário, ambos da Embrapa. Várias instituições apoiam o evento como a Fundação MS, SESC, SENAR/MS, SEBRAE, Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Fecomércio/MS (SESC, SENAC e IPF)Coimma, Geneplus, Tramasul, SBA (sistema Brasileiro do Agronegócio), Agrobrasil TV, Connan (Companhia Nacional de Nutrição Animal), Geneplus Geneplus – Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte, e da revista DBO. O patrocínio é da Unipasto (Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras) e as Unidades da Embrapa que apoiam o evento e configuram como expositoras são nove: Agroindústria de Alimentos, Agropecuária Oeste, Caprinos e Ovinos, Florestas, Gado de Corte, Gado de Leite, Pantanal, Pecuária Sudeste e Rondônia.

Para o evento várias autoridades foram convidadas e as confirmações estão em andamento. Entre elas citamos: Governador do Estado: Reinaldo Azambuja, Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica: Eduardo Corrêa Riedel, Secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar: Fernando Mendes Lamas,

Secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico: Jaime Veruk, Superintendente Regional da CONAB/MAPA: Antônio Benedito Dota, Superintendente da SUDECO (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste): Cléber Ávila Ferreira, entre outros.

Durante a semana da Dinapec acontecem também: no dia 10 de março a partir das 13h30 na Embrapa Gado de Corte, sob a coordenação da Famasul, a assembleia dos presidentes dos Sindicatos Rurais do Mato Grosso do Sul e no dia 11, sexta-feira, das 13 às 17 horas, sob o comando do Senar/MS, reunião da Missão Técnica do Programa ABC Cerrados em Mato Grosso do Sul, ambas no auditório Nelore.

 

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site: https://www.embrapa.br/dinapec-2016

O Catálogo completo da Dinapec  está em: http://old.cnpgc.embrapa.br/mkt/dinapec-2016/Catalogo-Tecnologias-Dinapec-2016.pdf

Fonte: Embrapa Gado de Corte


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts