ABCS disponibiliza acesso gratuito ao livro "Produção de Suínos"

Categoria: Notícias | Publicado em: 18/08/2014

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) disponibilizou para download gratuito no site e no perfil do Facebook da entidade o livro “Produção de Suínos: Teoria e Prática”.

A iniciativa permite acesso à íntegra da obra a produtores, estudantes, pesquisadores, técnicos e interessados em geral e, também, multiplica a difusão de conhecimento de excelência sobre o setor.

Sem fins lucrativos, o livro foi pensado para atender à necessidade de uma obra atualizada e completa sobre a suinocultura ao abordar temas como melhoramento genético, sistemas de planejamento, manejo, gestão, biosseguridade, gestão de talentos e estratégias de manejo reprodutivo e nutricional dos suínos.

O diretor-executivo da ABCS, Nilo de Sá, comentou que o objetivo de mais esta ação com o Sebrae Nacional é justamente permitir que conhecimento qualificado chegue ao maior número de integrantes do setor.

“Os autores cederam seus direitos autorais, tivemos apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a parceria com o Sebrae permitiu que a obra fosse concluída. Assim, o livro pode ser realizado com acesso gratuito para a difusão destes conhecimentos ser multiplicada”, explicou.

Em um trabalho de dois anos, a ABCS coordenou a edição e a Integrall Soluções em Produção Animal realizou a supervisão técnica. O resultado é mais de 900 páginas com 109 artigos de 105 autores de referência em 21 capítulos.

O coordenador de suinocultura do Sebrae Nacional, João Fernando Nunes, explicou que a publicação do livro converge com a meta do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), que é trazer mais sustentabilidade ao segmento.

“O objetivo é massificar a divulgação do livro pois, quanto mais pessoas tiverem acesso, maior será o benefício e o fortalecimento da cadeia. Por isso, pretendemos divulgar também no site do Sebrae. O material é tão bom que poderia ser um curso completo sobre suinocultura”, avaliou.

Os autores dos artigos apresentaram a base teórica e prática para a melhoria das técnicas de produção e aplicação de novos conhecimentos nas granjas. “A versão digital e gratuita do livro vem coroar um projeto que já nasceu marcado para fazer um enorme bem à suinocultura brasileira. Nada mais coerente do que garantir o acesso irrestrito de estudantes e profissionais do setor a um material técnico de alto nível e de alta aplicabilidade prática. Foi exatamente para isso que nos unimos e trabalhamos por esta causa. A versão digital também irá garantir que as futuras edições, revistas e ampliadas, sejam imediatamente disponibilizadas para todos que a utilizarem como fonte de consulta e aprendizado”, disse o representante da Integrall e coordenador técnico da publicação, Glauber Machado.

O lançamento da versão impressa do livro, que teve tiragem de 2 mil exemplares, ocorreu no Dia do Suinocultor (24 de julho) em um evento na sede da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) em Brasília. A versão completa pode ser baixada no site e no Facebook da ABCS.

CLIQUE AQUI para fazer o download do livro.

Fonte: ABCS