CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


A importância do período seco no tratamento da mastite bovina

Categoria: Notícias | Publicado em: 08/04/2014

O suplemento científico da última edição da Revista CFMV aborda o tratamento da vaca seca e o controle de mastite bovina no período seco. O texto é de autoria dos médicos veterinários dra. Cristina Simões Cortinhas e do dr. Marcos Veiga dos Santos.

O resumo do conteúdo está disponível logo abaixo. Para ler o texto completo, acesse a versão online da revista entre as páginas 50 e 58.

A mastite bovina é a doença mais comum e onerosa de toda a cadeia produtiva do leite e o período seco é um dos pontos críticos que merece especial atenção, por ser o momento no qual ocorrem diversas alterações na glândula mamária, que aumentam a suscetibilidade. 

Baseando-se na fisiologia desse período, métodos, como a terapia da vaca seca, têm se destacado por promoverem maiores taxas de cura que durante a lactação; por eliminarem infecções existentes e prevenirem as novas; por possibilitarem a utilização de antimicrobianos em maior concentração e de liberação mais lenta para manter os níveis da droga no úbere por um logo período e diminuir o risco de descarte do leite por resíduos de drogas. (Por dra. Cristina Simões Cortinhas e do dr. Marcos Veiga dos Santos).

Fonte: Ascom CFMV


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts