1ª sala de vacinação contra a raiva exclusiva para grupos de risco do país é implantada na capital

Categoria: Notícias | Publicado em: 20/10/2017

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS), representado pelo presidente João Vieira de Almeida Neto, esteve presente, na manhã de ontem (19), da inauguração da primeira Sala de Vacinação exclusiva para Grupos de Risco-Profilaxia Pré-Exposicional Antirrábica do País. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, em horário comercial, em um anexo do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) de Campo Grande.

A sala de vacina, que começa a funcionar a partir de hoje, é específica para atender pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da raiva, durante atividades ocupacionais, como profissionais ou estudantes de medicina veterinária; biologia; agronomia; zootecnia, além de profissionais que atuam na captura, vacinação, identificação e classificação de mamíferos passíveis de portarem o vírus, bem como funcionários de zoológicos e centros de reabilitação de animais silvestres.

De acordo com a coordenadora do CCZ, a médica veterinária Iara Helena Domingos, o número de profissionais que estão expostos ao vírus e que não estão imunes é preocupante, “no relatório anual, em 2016, apenas 73 pessoas tomaram a vacina pré-exposição, sendo que se somarmos os acadêmicos de 2 faculdades de Medicina Veterinária, o número de pessoas já é maior. A criação da sala de profilaxia pré-exposição antirrábica humana veio para facilitar o acesso dos profissionais e estudantes que estão expostos ao vírus da raiva e assim, aumentar a quantidade de pessoas imunizadas”.

Iara Domingos ressalta, ainda, que os médicos veterinários lembrem-se da importância de todos os funcionários que trabalham nos estabelecimentos veterinários (consultórios, clinícas, hospitais) e comerciais (petshop e banho e tosa) serem vacinados preventivamente, pois também estão constantemente em risco e expostos a arranhões e mordidas dos animais.

Além da Profilaxia Pré-Exposicional Antirrábica, a sala também irá realizar a coleta de sorologia para a titulagem. Segundo Iara, “o profissional que tomar a vacina pré-exposição deve fazer, uma vez por ano, a titulação antirrábica, que nada mais é que, por meio da coleta de sangue, comprovar que há imunidade contra a raiva, e pode trabalhar sem medo, pois não tem risco de adquirir a raiva”.

Para ser vacinado, o médico veterinário ou zootecnista deverá apresentar a cédula de identidade profissional (CRMV), enquanto os estudantes devem apresentar declaração da Faculdade e os profissionais que atuam nos estabelecimentos comerciais e veterinários comprovem o vínculo empregatício com a empresa.

Fonte: Ascom CRMV-MS com Prefeitura Municipal de Campo Grande