CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


17 de junho: Dia do Médico Veterinário Militar

Categoria: Notícias | Publicado em: 17/06/2021

Em 17 de junho se comemora o dia do Médico Veterinário Militar, uma homenagem aos profissionais que zelam pela saúde e bem-estar dos animais dentro das forças armadas brasileiras. Em Mato Grosso do Sul, o Comando Militar do Oeste conta com 13 médicos veterinários em seu quadro de militares.

No Estado os profissionais militares atuam principalmente nas bases de cavalaria, que estão em Campo Grande, Dourados, Bela Vista, Ponta Porã, Amambai e Porto Murtinho. A 2º Tenente Beatriz Ramos Bertozzo, é graduada em medicina veterinária pela UFMS e acumula nove anos de experiência com equinos.

Atualmente, ela trabalha no Esquadrão Independente de Polícia Militar Montada (Cavalaria da Polícia Militar) e afirma que “Cuidar é paixão, é servir, é proteger, é honra”. O cavalo é o animal símbolo da Veterinária Militar e a história do profissional militar foi registrada em livro.

Em comemoração à data, foi lançado neste mês o livro História da Veterinária do Exército Brasileiro, de Luiz Octávio Pires Leal. O autor, de 86 anos, é médico-veterinário formado, em 1958, pela antiga Escola Nacional de Veterinária (ENV) da Universidade Rural do Brasil. Também atua como jornalista profissional, desde a década de 1960.

Clique aqui (https://www.cfmv.gov.br/wp-content/uploads/2021/06/LO_Livro-Miolo-3-1.pdf) para ter acesso ao livro.

Histórico

O dia 17 de junho foi escolhido para comemorar o Dia da Medicina Veterinária no Exército Brasileiro, em homenagem ao seu Patrono, o Tenente-Coronel Médico João Muniz Barreto de Aragão, que nasceu nessa data, filho do Barão de Mataripe, no ano de 1874, em Santo Amaro, Bahia.

O Tenente-Coronel Muniz de Aragão prestou inestimáveis serviços à Medicina Veterinária, ao Exército e à Nação brasileira, deixando, também, como legado, uma vida dedicada à ciência e à carreira das Armas.


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts