CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Equipe do Gretap recebe atualização sobre sistema de comando para incidentes

Categoria: CEAS, GRETAP/MS, Incêndio no Pantanal, médicos veterinários, SOS Animais Silvestres | Publicado em: 12/08/2021

Profissionais e técnicos da equipe do o GRETAP (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal) participam de 11 a 13 de agosto do curso de Sistema de Comando de Incidentes, promovido pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

O curso de atualização acontece na Universidade Católica Dom Bosco tendo como ministrantes a Tenente-coronel Tatiana do Corpo de Bombeiros Militar de MS e o Assessor Bombeiro Militar da Semagro, Tenente-coronel Waldemir Moreira Junior, para capacitação da equipe do GRETAP-MS.

A Dra. Paula Helena Santa Rita, à frente do GRETAP desde a criação, ressalta que toda a capacitação é benéfica para que os protocolos de resgate técnico sejam executados com excelência. “De extrema importância a padronização operacional em relação ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar Ambiental. Esse alinhamento, por meio dessas capacitações minimizam possíveis erros. Importante também as forças operacionais que combatem diretamente o fogo, conhecer quem é a equipe técnica do resgate técnico animal. Essa interação é extremamente importante e tenho certeza que grandes parcerias e ações serão realizadas em conjunto no futuro”.

O SCI é uma ferramenta padronizada de gerenciamento de todos os tipos de incidentes e permite que seus usuários adotem ações integradas e organizadas. Dessa forma, contribui de forma decisiva no atendimento a desastres envolvendo animais. “É um sistema eficaz e altamente empregado no país, mas que exige que as equipes de trabalham tenham conhecimento para fazer ação efetiva”, afirma o Tenente-coronel Moreira.

O CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária), por meio do presidente Rodrigo Piva, fica satisfeito com os rumos que o está seguindo, produzindo excelentes resultados em prol do resgate de animais em situação de desastre por profissionais qualificados.

“Esse evento do GRETAP, do qual somos gratos pela sensibilidade do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que atuou de maneira efetiva quando demonstramos a necessidade e propusemos a criação do grupo, que desde abril deste ano é parte integrante da SEMAGRO para a realização de resgate técnico animal. Em 2020, estivemos à frente das ações embrionárias que proporcionaram esse momento”, pontuou.

Também participa do evento o médico-veterinário, Geovani Vinco Tonolli do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), bem como profissionais e técnicos do Imasul, Semagro, Polícia Militar Ambiental, Instituto Tamanduá, UCDB e CRMV-MS.


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts