Após denúncia, CRMV-MS fiscaliza consultório localizado na Região do Anhanduizinho

Categoria: Campanhas CFMV, Campanhas CRMV-MS, Destaques, Fiscalização, Notícias | Publicado em: 24/04/2020

Na abordagem foi constatada falta de estrutura adequada e de boas práticas para atendimento dos pets

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) realizou na tarde de quinta-feira (24/04) fiscalização em um consultório veterinário localizado na Região do Anhanduizinho.

De acordo com o gerente de Fiscalização, Nilson Bulhões após o recebimento de uma denuncia apontando irregularidades no local, o CRMV-MS foi averiguar in loco a situação e constatou a falta de descarte correto dos materiais utilizados, entre eles, ampola de medicamentos, seringas, entre outros. “A Resolução do CFMV nº 1275/2019 é clara sobre o descarte desse tipo de material. Constatamos ausência de estrutura adequada, bem como problemas de ordens sanitárias e higiênicas, que serão comunicadas aos órgãos de fiscalização sanitária para apuração”, finalizou

De acordo com esta resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em seu artigo 15º todos os estabelecimentos veterinários devem fazer o armazenamento de medicamentos, vacinas, antígenos e outros materiais biológicos em geladeiras ou unidades de refrigeração exclusivas, contendo termômetro de máxima e mínima, com registro diário de temperatura, bem como dispor do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde – PGRSS.

Para o presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva é essencial que os prestadores de serviço se adequem as boas práticas estabelecidas na Resolução CFMV nº1275. “Seguindo as orientações que esta resolução traz, há a garantia da prestação de serviço de qualidade. Sai todo mundo ganhando, tanto a sociedade, quanto o profissional que responde como responsável técnico e ainda os proprietários que desejam oferecer esse tipo de serviço”, enfatizou.

Se você tem animal de estimação, o CRMV-MS orienta que antes de leva-lo para qualquer estabelecimento pet, que seja antes averiguada a situação do local junto ao conselho. Basta acessar: https://siscad.cfmv.gov.br/paginas/busca – neste site é possível conhecer não só o estabelecimento, mas o médico veterinário que irá atender ao seu bichinho.

Caso seja constatada alguma irregularidade, denuncie ao CRMV-MS, mesmo que anonimamente pelo site: https://crmvms.org.br/denuncia-estabelecimento/

Também participou da ação do agente fiscal do CRMV-MS, Frederico Palma.

Ascom CRMV-MS