CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Após denúncia anônima CRMV-MS recolhe 26 animais e interdita feira em Dourados

Categoria: ART, Destaques, Fiscalização, Notícias | Publicado em: 06/03/2020

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) recebeu denúncia anônima, na quinta-feira (05/03), sobre a comercialização de animais de estimação em uma Feira realizada em um Centro Comercial em Dourados.

Como prova da denúncia diversos prints de redes sociais e WhatsApp demonstrando a indignação da população douradense com a situação que os cachorros estavam mantidos e expostos, em condições inadequadas. A Associação Amigos dos Animais (AAMA) também estava indignada com a situação, pois luta constantemente pelo bem-estar animal.

Após o recebimento da denúncia o CRMV-MS, acionou o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Dourados para fiscalizar o que realmente estava acontecendo. Porém, a situação dos animais, já deixava clara que a situação era no mínimo irregular.

O Gerente de Fiscalização do CRMV-MS, Nilson Araújo de Bulhões relatou que foi pedida a documentação de todos os animais expostos, bem como as carteiras de vacinação. “Diante do que encontramos, não restou outra opção senão recolher os animais”.

Os 26 cachorros ficarão sob a tutela do CCZ até que a situação seja resolvida. Além da retirada dos animais, a feira foi interditada.

De acordo com a Resolução do CFMV nº 1069/2014 que dispõem sobre Diretrizes Gerais de Responsabilidade Técnica em estabelecimentos comerciais de exposição, manutenção, higiene estética e venda ou doação de animais.

O presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva alerta que para a realização de eventos, ou como nesse caso uma feira, é necessário ter a contratação de um médico veterinário que será o responsável técnico do evento, Além de ter a necessidade de autorização da Vigilância Sanitária para a realização do evento.

O artigo 5º da Resolução nº 1069/2014 traz todas as exigências que o responsável técnico deve assegurar nas instalações e locais de manutenção dos animais:

I – Proporcionem um ambiente livre de excesso de barulho, com luminosidade adequada, livre de poluição e protegido contra intempéries ou situações que causem estresse aos animais;

II – Garantam conforto, segurança, higiene e ambiente saudável;

III – possuam proteção contra corrente de ar excessiva e mantenham temperatura e umidade adequadas;

IV – Sejam seguras, minimizando o risco de acidentes e incidentes e de fuga;

V – Possuam plano de evacuação rápida do ambiente em caso de emergência, seguindo normas específicas;

VI – Permitam fácil acesso à água e alimentos e sejam de fácil higienização;

VII – Permitam a alocação dos animais por idade, sexo, espécie, temperamento e necessidades;

VIII – Possuam espaço suficiente para os animais se movimentarem, de acordo com as suas necessidades;

IX – Sejam providas de enriquecimento ambiental efetivo de acordo com a espécie alojada.

“Portanto, todo evento que houver algum indício de irregularidade, denuncie junto ao CRMV-MS, mesmo de maneira anônima, que nós iremos fiscalizar”, pontuou Rodrigo Piva.

Denuncia: Para denunciar, basta acessar este link: https://crmvms.org.br/denuncia

Participaram da apreensão: Carla de Lucena Guedes (Agente Fiscal do CRM-MS), Dr Eduardo Marcondes (médico veterinário do CCZ) e Rosana Alexandre da Silva (coordenadora do CCZ).

Ascom CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts