Grupo de Trabalho encaminha ao CRMV-MS parecer técnico sobre “OZONOTERAPIA NO ATENDIMENTO DOMICILIAR”

Categoria: CRMV-MS, Saúde Animal | Publicado em: 09/05/2022

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul, por solicitação de seu presidente Thiago Fraga, constituiu o Grupo de Trabalho (GT) sobre “ozonoterapia no atendimento domiciliar da medicina veterinária – métodos de aplicação, riscos, viabilidade, entre outros”, com a finalidade de opinar e emitir parecer a fim de subsidiar o Plenário do CRMV-MS sobre o assunto.

Dentre as atividades exclusivas do médico-veterinário estão as terapias que utilizam ozono (O3). Conforme divulgado pelo Conselho Federal, o tratamento é uma prática veterinária que usa o oxigênio (O2) e, a partir de uma descarga elétrica, o transforma em ozônio (O3). A molécula reage com os tecidos, se dissocia e seus metabólitos poderão exercer atividades bactericida, fungicida, anti-inflamatória e analgésica, de acordo com a concentração, dose e via de uso do ozônio.

As orientações sobre a terapia foram regulamentadas pelo CFMV em 2020 (Resolução 1.364) e estabelece que:

– Os profissionais contem com respaldo técnico que indique segurança e eficácia para o tratamento da doença, além da dose e via indicada, seja de forma isolada, adjuvante ou complementar;
– O médico-veterinário é responsável pela utilização de equipamentos e materiais apropriados e devidamente registrados nos órgãos competentes;
– É necessária a autorização expressa do responsável animal para a realização dos procedimentos, com assinatura de termo de consentimento, conforme Resolução CFMV nº 1.321/2020.

O GT é composto pelas médicas-veterinárias Rosana Antunes Estrada da Costa CRMV-MS 0996, Anelize Sayuri Yoshikawa CRMV-MS 1890, Renata Scheide CRMV-MS 2257 e Miriely Steim Diniz CRMV-MS 6220. O grupo, após reuniões e discussões, elaborou parecer técnico sobre a terapia e submeteu à diretoria executiva do regional.

O objetivo do parecer do GT é orientar sobre a terapia no atendimento em domicílio, considerando que a técnica está cada vez mais reconhecida e utilizada no país.

Assessoria de Comunicação CRMV-MS
Gisleine Guerra