CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


CRMV-MS encaminha ofício solicitando a vacinação dos médicos-veterinários que estão no grupo prioritário como profissionais da saúde

Categoria: Campanhas CRMV-MS, coronavírus, médicos veterinários, Vacinação | Publicado em: 07/04/2021

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) encaminhou ofício à Secretaria de Estado de Saúde (SES) para solicitar a vacinação dos médicos-veterinários que estão no grupo prioritário como profissionais da saúde. Em Mato Grosso do Sul, a maioria dos municípios tem vacinado os veterinários, no entanto há sete municípios que não estão cumprindo o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Segundo o presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva a necessidade de se vacinar o médico-veterinário é inquestionável, visto que é um profissional que atua em diversas frentes e estão inseridos nas clínicas, hospitais, defesa sanitária, desempenhando atividades que vão desde a gestão até a vigilância de zoonoses, vigilância ambiental em saúde, epidemiológica e sanitária, o que os torna mais suscetíveis à doença. A escolha dos grupos prioritários que recebem a vacina gratuitamente segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, enfatizou.

São menos de 400 vacinas para imunizar os médicos-veterinários, distribuídos da seguinte forma nos municípios: em Coxim 60 (sessenta), Paranaíba 59 (cinquenta e nove), Nova Andradina 93 (noventa e três), Rio Verde de Mato Grosso 22 (vinte e dois), Jateí 4 (quatro), Aparecida do Taboado 29 (vinte e nove), Bataguassu 50 (cinquenta) e São Gabriel do Oeste 52 (cinquenta e dois) sendo todos profissionais atuantes no município indicado, estando aptos a receberem a vacina na 1ª fase do Plano Nacional de Imunização.

“Não queremos passar na frente de nenhum grupo prioritário, nosso pedido é para que os médicos-veterinários sejam vacinados nesta primeira fase. Esse foi o pedido que fizemos à SES, que faça o reforço junto aos secretários municipais de saúde a importância de se vacinar os veterinários”, reforçou Rodrigo Piva.

De acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS) nº 287, de 08 de outubro de 1998, a Medicina Veterinária faz parte do rol de profissões da área de saúde, desta forma, incluindo os médicos-veterinários no grupo-alvo. Diante disso, solicitamos que todos os postos de Mato Grosso do Sul disponibilizem a vacina e orientamos que para ter direito, basta o veterinário apresentar sua carteira de identidade profissional.

Ademais, no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e no Informe Técnico produzido pelo Ministério da Saúde, datado de 18/01/2021, no seu Anexo 1 (página 26), reafirma a necessidade da vacinação do médico-veterinário, por definir que trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.

Ainda que assim não fosse, há registros de casos de infecção pelo novo coronavírus em animais domésticos, onde seus tutores, por vezes assintomáticos, os contamina, demandando atendimento médico-veterinário em quadros semelhantes à infecção humana, o que por si só já reforça a necessidade de atendimento equânime do médico-veterinário assim como dos demais trabalhadores da saúde, uma vez que não há comprovação da transmissibilidade de animal para de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS)nº 287, de 08 de outubro de 1998, a Medicina Veterinária faz parte do rol de profissões da área de saúde, desta forma, incluindo os médicos-veterinários no grupo-alvo. Diante disso, solicitamos que todos os postos de Mato Grosso do Sul disponibilizem a vacina e orientamos que para ter direito, basta o veterinário apresentar sua carteira de identidade profissional.

Ademais, no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e no Informe Técnico produzido pelo Ministério da Saúde, datado de 18/01/2021, no seu Anexo 1 (página 26), reafirma a necessidade da vacinação do médico-veterinário, por definir que trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Ainda que assim não fosse, há registros de casos de infecção pelo novo coronavírus em animais domésticos, onde seus tutores, por vezes assintomáticos, os contamina, demandando atendimento médico veterinário em quadros semelhantes à infecção humana, o que por si só já reforça a necessidade de atendimento equânime do médico-veterinário assim como dos demais trabalhadores da saúde, uma vez que não há comprovação da transmissibilidade de animal para humano, apenas o inverso.

Ascom CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts