Covid-19: Em Dourados, presidente do CRMV-MS defende ampliação da faixa etária na vacinação dos veterinários

Categoria: coronavírus, médicos veterinários, Vacinação | Publicado em: 27/04/2021

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), Rodrigo Piva esteve reunido com o prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), na segunda-feira (26), para tratar da ampliação da faixa etária na vacinação dos trabalhadores da saúde e o atendimento ao Plano Nacional de Imunização – PNI, onde contempla as 14 profissões da saúde, entre elas a medicina veterinária.

Rodrigo Piva, defendendo a continuidade da assistência médico-veterinária, busca a ampliação da faixa etária no atendimento dos médicos veterinários no plano de Imunização “a medicina veterinária está exposta aos riscos de contágio pelo Covid-19, especialmente porque não pode suspender suas atividades por lidar com a vida dos animais de estimação, o controle de doenças de origem zoonóticas e ainda a inspeção dos alimentos de origem animal. Aqui em Dourados a vacinação está sendo realizada, porém a faixa etária precisa ser ampliada para que os colegas possam receber as doses da vacina contra o Coronavírus o quanto antes”, pontuou.

A reunião com o prefeito de Dourados se deu em decorrência da lentidão na vacinação dos trabalhadores da saúde no referido município, que conforme o Alan Guedes (PP), “a demora se dá em decorrência do recebimento de poucas doses e a necessidade de vacinar o público de risco”, disse.

Alan Guedes destacou ainda que o município de Dourados recebe em média 8% das vacinas recebidas pelo Estado de MS.

Na defesa dos trabalhadores da saúde os conselhos montaram um fórum para tratar os temas em comum para as categorias, para Márcia Saldanha, Conselheira Federal do Conselho Federal de Farmácia-CFF, “é importante fazermos o diálogo e pautar a interlocução na defesa da coletividade e proteção dos trabalhadores, destacando que as farmácias contam com trabalhadores jovens que ainda não receberam a vacina. Vamos buscar soluções aos problemas e pleitear doses a mais para atender a todos os trabalhadores da saúde.

Quem também participou da reunião foi o Presidente do Coren-MS, Sebastião Júnior Henrique Duarte, que destacou que “a rede SUS foi contemplada com a imunização contra o Covid-19, contudo, a rede privada, especificamente os trabalhadores em estabelecimentos de suporte diagnóstico, como clínicas de imagem e demais instituições da rede privada de atendimento à saúde, até porque todos os trabalhadores da enfermagem precisam estar vacinados para se proteger efetivamente a sociedade.” Destacou.

H1N1
– O secretário interino de Saúde de Dourados, Edvan Marcelo Moraes Marques informou que está à disposição dos profissionais a vacina contra o vírus da Influenza, mais conhecido como vírus da gripe.

Participaram da reunião representantes do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia – 12ª Região – MS (CRTR/12), Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul (CRF/MS) e Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO/MS), a vereadora Daniela Hall e demais autoridades locais.

Ascom CRMV-MS